ESP/CE participa do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

5 de dezembro de 2019 - 15:28 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) participou na última semana do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (SIMBRAVISA). Com o tema “Democracia e Saúde: Caminhos e descaminhos da Vigilância Sanitária”, o evento ocorreu entre os dias 23 a 27 de Novembro em Belo Horizonte.

Realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), por meio do Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA), o encontro objetivou trazer para a para a programação científica aspectos do universo de Guimarães Rosa, destacando de início, os descaminhos representados por todos os percalços inerentes à ação da Vigilância Sanitária nas dimensões técnica, jurídica e política da nossa atuação.

A ESP/CE esteve representada por uma equipe do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig). O grupo, composto por Rosimary Barbosa e Tereza Costa,  participou de uma série de discussões temáticas, mesas redondas, conferências em saúde, paineis de debates, entre outras atividades do simpósio.

Vigilância Sanitária

Embora seja uma área muito antiga da saúde pública e inclua uma gama muito diversa de produtos e serviços que podem trazer riscos à saúde da população, a Vigilância Sanitária era pouco debatida no meio acadêmico. Mas essa realidade tem mudado, especificamente das partir das últimas duas décadas.

Sobretudo após a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a formalização, em lei, do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) , a área vem sendo cada vez mais inserida nas atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em muitas universidades brasileiras.