ESP/CE forma novos 67 Técnicos em Agente Comunitário em Saúde em Itaitinga

2 de dezembro de 2019 - 14:37 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

“Nós somos os olhos da saúde de Itaitinga. Somos capacitados, somos Técnicos Agentes Comunitários de Saúde, fazemos e queremos o melhor para nossas famílias”. A fala de Maria Rosilene Pereira, agora Técnica Agente Comunitária de Saúde deste município é uma síntese do sentimento que tomou conta dos novos 67 profissionais que participaram da cerimônia de encerramento do Curso Técnico de Agente Comunitário em Saúde (CTACS), realizada nesta sexta-feira, 29.

A turma, realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), reiniciou as atividades em 2017. Ao todo, os profissionais cumpriram uma extensa carga horária de 1.800 horas/aula divididas em três etapas formativas compostas por atividades teóricas, teórico-prática e de estágio.

A partir de agora, cada um desses trabalhadores seguirão desenvolvendo, junto às equipes multiprofissionais daquela localidade, ações de cuidado e proteção à saúde das pessoas e grupos sociais, em domicílios ou em coletividades. “Essa certificação diz muito sobre o trabalho que vocês assumirão daqui para frente. Além da responsabilidade que vocês terão ao chegar em cada território, nas famílias e nas comunidades”, destacou Regina Clara, supervisora pedagógica do CTACS.

Parte desse compromisso ressaltado pela gestora está relacionado também aos papéis que os ACS têm no Sistema Único de Saúde, seja nos campos da interface de saúde, assistência social, educação, meio ambiente e demais políticas públicas e no desenvolvimento de estratégias de prevenção de agravos e promoção da saúde.

“Nós procuramos qualificar cada vez mais e melhor esses ACS em cima de competências técnicas, ético-políticas, comunicativas, ligadas à resolução e enfrentamento de problemas complexos como os que estão relacionados aos problemas de saúde”, afirma Caio Cavalcanti, Diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE.

Esse processo educativo em saúde, enfatizado pelo gestor, ganha uma maior envergadura a partir da proposta do curso por privilegiar o acesso, tanto dos profissionais em formação, quanto da população por eles acompanhada, às ações e aos serviços de informação, promoção social e de proteção e desenvolvimento da cidadania.

Na área da educação Profissional Técnica, a ESP/CE vem fortalecendo as ações de educação em saúde por meio de uma diversificada oferta de cursos técnicos na qualificação dos trabalhadores no campo do cuidado, da vigilância em saúde e do apoio ao diagnóstico. Já são mais de 30 mil profissionais de nível médio que passaram pela instituição contribuindo para o aprimoramento das suas atividades profissionais.

A ESP/CE está entre as sete escolas de saúde pública do país autorizadas a certificar profissionais dessa categoria e que já concluíram turmas nessa formação. Além de Itaitinga, a agenda de formaturas do CTACS segue ao longo desse mês de dezembro onde serão realizadas formaturas nos municípios de Capistrano, Guaramiranga, Pindoretama, Itapiúna, Crato e Quixadá.