Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental conclui VI turma em Limoeiro do Norte

2 de dezembro de 2019 - 16:00 # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COVIG/SESA/CE) e o Ministério da Saúde (MS), concluíram na última quinta-feira, 28, a VI Turma, no Estado do Ceará, do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental.

Ao todo, a iniciativa está formando 26 profissionais para resposta oportuna em situações de surtos e emergências em saúde pública nos municípios. Os concludentes são profissionais que atuam em saúde pública nos municípios, com atividades relacionadas à coleta de dados de vigilância em saúde, monitoramento, análise e resposta oportuna.

A formação teve como principal objetivo a capacitação de profissionais com atuação em serviço de saúde pública, responsáveis pela vigilância em saúde a nível municipal, regional e estadual visando construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública. A capacitação tem carga horária de 180 horas distribuídas em encontros presenciais e atividades de ensino aprendizagem no ambiente de trabalho.

O curso abrangeu três regiões de saúde da Macrorregião Vale do Jaguaribe/Litoral Leste do estado e responsáveis pela vigilância em saúde a nível municipal, regional e estadual, dos seguintes municípios: Iracema, Russas, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Ererê, Aracati, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Alto Santo, Quixeré, Jaguaretama, Icapuí, Pereiro, Fortim e Fortaleza.