ESP/CE forma novos 376 agentes comunitários de saúde no Ceará

29 de novembro de 2019 - 13:38 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

O Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS), ofertado há 14 anos pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), iniciará nesta sexta-feira, 29 de novembro, a agenda de formaturas de 376 novos Agentes Comunitários de Saúde de seis diferentes municípios do estado do Ceará.

A turma de Itaitinga iniciará o calendário de conclusão dos cursos nesta sexta-feira, 29. Ao todo, o município passará a contar com novos 67 técnicos em Agente Comunitário de Saúde. Além de Itaitinga, até dezembro deste ano, ocorrerão cerimônias de encerramento nos municípios de Capistrano, Guaramiranga, Pindoretama, Itapiúna e Crato.

Umas dessas profissionais é Antônia Isabel. ACS no município de Itatinga há 10 anos, ela conta que a principal motivação para realização do curso foi a “fome por mais conhecimento e informações”. Em uma perspectiva mais ampliada, ela reconhece que a qualificação da categoria “torna o Sistema Único de Saúde (SUS) mais fortalecido, contribuindo para a qualidade dos serviços prestados e a eficiência do sistema no nosso país”.

Essa melhoria nos serviços prestados à população foi um dos pontos destacados pelo Diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti. De acordo com o gestor, todos os profissionais capacitados no curso foram orientados a partir de uma base metodológica técnica, ético-política e de enfrentamento dos problemas de saúde da população.

“O ACS tem um papel fundamental de elo entre o serviço de saúde e as famílias. São pessoas que em sua maioria têm uma inserção comunitária muito forte e conhecem as realidades de vida e de trabalho das pessoas porque estão inseridos nesses territórios”, afirma.

A relevância desse trabalho também é defendida por Cristina Sousa. ACS no município de Capistrano há 23 anos, ela reconhece a importância da formação continuada como forma de aperfeiçoar cada vez mais o papel do agente comunitário no sistema de saúde brasileiro. “Somos o elo entre a comunidade e a equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF). Surgimos no cenário brasileiro como um instrumento fundamental para reorganização da Atenção Básica pois atuamos em diversos contextos, promovendo a saúde e minimizando os agravos”, finaliza.

CTACS

Seguindo orientações do Ministério da Saúde foi que, a partir de 2005, a ESP/CE iniciou a formação do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS) em 184 municípios cearenses. No período de 2005 a 2014 foram formados 16.927 ACS em suas etapas formativas I e II.

Para garantir o acesso de todos os ACS, independente de sua escolarização, o CTACS foi planejado a partir de itinerários formativos que possibilitam a progressão desses agentes à escolarização e à qualificação.

O curso tem como objetivo principal preparar os profissionais para atuarem como técnicos de Nível Médio junto às equipes multiprofissionais, que desenvolvem ações de assistência e atenção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividades, levando em consideração as necessidades sanitárias no território a partir dos determinantes sociais da saúde.

Visando favorecer a garantia da atenção integral de indivíduos, família e comunidade, a iniciativa utiliza uma metodologia da abordagem no contexto, onde o aluno se identifica com as questões do cotidiano do território, tornando a aprendizagem mais significativa, conforme o paradigma da promoção da saúde, por meio da Educação Permanente.

Para isso, o curso ocorre alinhado ao Plano Político Pedagógico da ESP/CE, utilizando abordagem por competências, multidisciplinar e integrada promovendo uma compreensão profunda dos fenômenos relacionados à saúde por parte dos estudantes trabalhador.

Educação Profissional

A Diretoria de Educação Profissional em Saúde atua na formação e capacitação de recursos humanos, produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública, mantendo cooperações técnicas com todos os municípios cearenses e com instituições estaduais atuantes em vários campos da saúde.

Sua missão compreende o desenvolvimento de programas de formação e educação permanente para trabalhadores(as) do SUS e da comunidade, em nível de educação básica, bem como pesquisa e extensão, a partir das necessidades sociais e do SUS, integrando as redes colaborativas e fortalecendo o Sistema Saúde-Escola.

No período de 2015 a 2018, a Dieps capacitou 14.143 profissionais de nível médio em todo o estado do Ceará. O número compreende trabalhadores beneficiados com cursos técnicos, de especialização técnica, aperfeiçoamento, qualificação e de atualização.

Serviço
Cerimônia de Formatura do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde
Quando: 29 de novembro
Horário: 17 horas
Local: Espaço Reobote
Endereço: Rua Aurélio Bentes Teixeira 361, Itatinga – CE