ESP/CE passa a integrar ações da CIES Estadual

14 de novembro de 2019 - 16:13 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) passará a coordenar, junto com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES Estadual). Com isso, o Núcleo de Valorização, Negociação e Educação em Saúde (NUVEN), também passará a integrar e fazer parte das ações da escola.

Foi partindo dessa conjuntura que os membros da comissão estiveram reunidos nesta quarta-feira, 13, para um primeiro encontro específico na sede da ESP/CE. De caráter colegiado, a comissão é formada por representantes das Instituições de Ensino Superior (IES), controle social, gestão e trabalhadores da saúde. As reuniões da CIES Estadual tem por objetivo a socialização do processo de implementação das ações formativas no âmbito da Política de Educação Permanente em Saúde no Ceará.

De acordo com José Luiz Paiva, assessor do NUVEN, atualmente o grupo mantém um total de 6 comissões ativas. Cinco delas instituídas a nível microrregional e 1 a nível estadual. Alguns dos encaminhamentos definidos no encontro dizem respeito à construção de um calendário de reuniões para 2020; a revisão de uma portaria que institui a Política Estadual de Educação Permanente; bem como a criação de câmaras técnicas da CIES.

Ainda segundo o assessor, entre as principais câmaras a serem instituídas estão: uma câmara técnica de residência, câmara técnica de regionalização da educação permanente e câmara técnica de integração ensino-serviço-comunidade. Essas instâncias são importantes porque a partir delas é que se discutem, analisam e propõem-se diretrizes, planos e programas relacionados à Educação Permanente no estado do Ceará.

Estiveram presentes na reunião membros da Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz Ceará, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Geral de Fortaleza, além de representantes das superintendências das unidades de Sobral, Aracati, Russas, Cariri, entre outras regiões.