Paulo Freire +Saúde ressignifica educação em saúde no Ceará

11 de novembro de 2019 - 15:21 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Pensar estratégias de inclusão e protagonismo social a partir de projetos desenvolvidos em comunidades rurais de municípios cearenses. É com essa perspectiva que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza ao longo deste mês de novembro o encerramento dos Seminários de Monitoramento das Ações do Projeto Paulo Freire +Saúde. Dos 15 municípios que compõem o projeto, 13 já realizaram os encontros que objetivam elaborar um plano de acompanhamento das ações educativas desenvolvidas na iniciativa.

Lançado no primeiro semestre de 2019, o curso visa contribuir na formação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate às Endemias e profissionais do Projeto Paulo Freire a partir da realização de oficinas modulares baseadas nos seguintes temas: saúde mental, violência, depressão, saúde ambiental, uso de drogas; gênero, saúde e sexualidade; alimentação saudável; vigilância e controle das arboviroses; leishmanioses e Doença de Chagas.

Umas dessas profissionais é a Agente Comunitária Maria Helena Soares. Para ela, a formação veio a beneficiar diretamente no desenvolvimento das comunidades onde o projeto ocorre. “É uma proposta que só veio enriquecer nossos conhecimentos na área e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, chamando a atenção delas para a importância de se cuidar da sua saúde”, afirma.

Esse empoderamento citado por Maria Helena é uma das bases desenvolvidas pelo projeto. Isso porque a iniciativa foi pensada exatamente a partir da identificação do escopo de práticas profissionais e no modo como elas podem ser implementadas na sociedade e potencializadas nesses territórios de atuação. Pela proposta, ao fim de cada capacitação, cuja carga horária é de 60 horas, seja desenvolvido um plano de intervenção com ações de educação em saúde a serem aplicadas em prol das comunidades.

Todas as atividades presenciais foram realizadas por meio de quatro encontros estruturados em “Oficinas de Mobilização e Apresentação”, “Encontros Formativos”, “Seminários de Monitoramento” e ‘Oficinas de Avaliação e encerramento”. “Esse é um projeto que tem como foco o desenvolvimento sustentável. Mas também preservando investimentos no ponto de vista estrutural, na melhoria de vida dessas comunidades, no fomento à agricultura familiar dessas pessoas”, ressalta Caio Cavalcanti, Diretor da Educação Profissional da ESP/CE.

Um dos pontos destacados pelo gestor foi a natureza horizontalizada com que o projeto é desenvolvido. Boa parte das discussões que orientaram as tomadas de decisões ao longo do curso incluem também propostas de criação dos planos de intervenção produzidos pelos profissionais e seus facilitadores durante o processo formativo. De acordo com a equipe pedagógica do curso, o que se busca é também estimular a potencialização dessas comunidades, no entendimento da sua importância junto ao poder público.

Ao todo, a capacitação contemplou 15 municípios cearenses estão inseridos no Projeto Paulo Freire: Tauá, Parambu, Quiterianópolis, Aurora, Arneiroz, Campos Sales, Salitre, Araripe, Potengi, Assaré, Altaneira, Tarrafas, Santana do Cariri, Antonina do Norte e Nova Olinda. Essas localidades compõem as Regiões do Cariri Oeste e dos Inhamuns.

De acordo com a equipe pedagógica da capacitação, em média, cada uma dessas 15 comunidades rurais contou com a criação de 3 a 6 grupos, contabilizando um total de cerca 61 planos de intervenção em desenvolvimento.

Paulo Freire +Saúde

O Projeto Paulo Freire surge de uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio e acordo realizado pelo Governo do Estado do Ceará com o Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário. Seu principal objetivo é a redução da pobreza e a elevação o padrão de vida de agricultores familiares de em condições de extrema pobreza e pobreza de 31 municípios cearenses, em 600 comunidades rurais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais.

Estruturado a partir de dois componentes (desenvolvimento de capacidades das pessoas e das organizações comunitárias e produtivas) e (apoio ao desenvolvimento produtivo e à sustentabilidade ambiental), a iniciativa possui uma abordagem participativa permitindo que a demanda do público beneficiário seja a principal fonte de orientação da ação do Projeto.

A capacitação será financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) via Projeto Paulo Freire, que tem como principal objetivo a redução da pobreza rural no semiárido cearense, com vistas ao aumento da renda e da qualidade de vida da população alvo por meio do desenvolvimento do capital humano e social e do desenvolvimento produtivo sustentável, com foco prioritário em jovens e mulheres.

DEPOIMENTOS

Lucélia Teles – Agente Comunitária de Saúde

“Faço parte da comunidade Sítio do nascer onde atuo como Agente Comunitário de Saúde. O Projeto Paulo Freire +Saúde é muito importante para todas essas comunidades porque ele traz muitos benefícios. Enquanto ACS, ele nos prepara muito para questões da educação em saúde, sobre a escuta dessas comunidades, levando em conta os seus conhecimentos”.

OUÇA

O Diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti fala sobre o desenvolvimento das atividades do projeto Paulo Freire +Saúde.