RIS-ESP/CE inicia atividades do Módulo de Construção do Conhecimento da turma V

6 de novembro de 2019 - 15:09 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Programa de Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE), iniciou nesta quarta-feira, 06, a programação do seu Módulo de Construção do Conhecimento (parte IV) e Equidade de Direitos Humanos da Turma V.

Ao longo dessa semana, os cerca de 300 residentes dos componentes comunitário e hospitalar discutirão temas ligados à redação de artigo científico, atenção integral à saúde do adolescente na Estratégia Saúde da Família, Saúde, Cultura e Sociedade, entre outros temas.

Na sexta-feira, 8, os acadêmicos terão atividade do Módulo Transversal VII. O professor e deputado estadual Renato Roseno ministrará aula com o tema “Equidade e Direitos Humanos”. A agenda do módulo encerra-se na tarde deste mesmo dia com a realização de uma Roda Integrada com os residentes do Componente Comunitário.

Turma V

A Turma V (2018 – 2020) da RIS-ESP/CE iniciou suas atividades em março de 2018 em um contexto de desafios e reconstruções, éticas e políticas, do Sistema Único de Saúde no Ceará e no Brasil.

Desde 2013, a iniciativa mostra-se como importante estratégia de fortalecimento do SUS e da formação dos trabalhadores da Saúde no Ceará, sempre comprometida com a universalidade, a integralidade e a equidade, princípios doutrinários do nosso sistema de saúde nacional.

O programa, que já formou mais de 1.100 profissionais desde sua criação, é uma importante estratégia de capacitação de lideranças técnico-científicas e políticas por meio da interiorização da educação permanente e interprofissional em saúde na perspectiva de contribuir para a carreira na Saúde Pública e para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde.