I Congresso Nacional de Enfermagem Forense inicia nesta segunda, 04

1 de novembro de 2019 - 10:00 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense e a Cequale Cursos realizará nos próximos dias 04 e 05 de novembro o I Congresso Nacional de Enfermagem Forense.

A programação reunirá profissionais especializados na área e de outros campos da saúde em uma ampla agenda de debates sobre Ética e Bioética, Cultura de Paz em Saúde, prevenção da Violência na Comunidade, Preservação de vestígios Forenses nos serviços de urgência e emergência, além da atuação do enfermeiro forense no atendimento ao idoso e às mulheres.

Compondo a programação do evento, os profissionais poderão participar do curso “Enfermeiros Examinadores de vítimas de violência e agressores”. Voltado para profissionais já graduados, o curso ocorre nos dias 02, 03, 06 e 07 de novembro, a partir das 8 horas, no Cequale (Rua Costa Barros, 1161 – Centro). A inscrição no curso dá direito ao ingresso no Congresso.

Sua carga horária será de 40 horas e as aulas teóricas e práticas contam com simulação realística em modelos vivos, Instrutores da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense, Mestres, Doutores e especialistas na área. Entre os objetivos do curso, estão: capacitar enfermeiros para o atendimento integral às vítimas de violência sexual; instruir para a entrevista das vítimas, exame físico e coleta de vestígios forenses; Abordar os principais aspectos da legislação brasileira voltados à violência sexual, protocolos e perspectivas de atuação efetiva do enfermeiro na cadeia de custódia.

De acordo com a presidente do Congresso, Carmela Alencar, esse será o primeiro curso do tipo que vai acontecer no Brasil dentro da legislação brasileira: “é uma adaptação de um curso feito nos EUA, onde as enfermeiras lá atuam diretamente no atendimento à vítima de violência sexual. A gente quer minimizar a revitimização da vítima. A enfermagem forense vai fazer esse elo entre a vítima e a justiça”

Outro ponto importante é a primeira prova de título da SOBEF, que ocorrerá na programação do congresso. A partir daí será criada uma periodicidade para reconhecer através de uma prova e avaliação documental, aquelas pessoas que já atuam na área da violência e na área da enfermagem forense.

Enfermagem Forense

A especialidade é reconhecida desde 2011 pela Conselho Federal de Enfermagem, no Brasil. Nos Estados Unidos, a Enfermagem Forense já existe desde 1992 e nasceu em grupo de enfermeiras que realizam perícia em vítimas de estupro e abuso sexual.

Hoje o enfermeiro forense tem uma área de atuação mais abrangente, dedicando-se a prestar assistência especializada a vítimas de diversos tipos de violência e aos agressores. Esse profissional deve estar preparado para lidar com os traumas físicos, psicológicos e sociais em casos isolados ou até desastres.

Além disso, devem dominar o conhecimento sobre os sistemas legais, recolher provas, prestar depoimentos em tribunais. Esses profissionais são ponte entre a Legislação e as Ciências da Saúde. Entre outras áreas de atuação do profissional forense estão: Investigação da morte, enfermagem psiquiátrica forense, preservação de vestígios, consultoria e enfermagem forense carcerária.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CONGRESSO 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO CURSO EEVVA

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Serviço:
I Congresso Nacional de Enfermagem Forense

Quando: 04 e 05 de novembro de 2019

Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles)

Informações: (85) 3231.4545/ (85) 99956.3495