ESP/CE deve contar com Centro de Simulação Realística pioneiro no estado

30 de outubro de 2019 - 08:52 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Visando maior segurança dos pacientes e a modernização no ensino em saúde, o Ceará abre diálogo para a criação de um Centro de Simulação Realística junto à Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Na última sexta-feira, 25, estiveram reunidos o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara e o Dr. Batista Tomaz, Supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da ESP/CE (Cedes), em web-conferência com o Professor Alex Marini (de São Paulo) com o objetivo de sondar a possibilidade de uma consultoria que ajude a implantar um Centro de Simulação Realística no Ceará.

Segundo Batista Tomaz, “no momento inicial ainda estamos fazendo alguns levantamentos de local e recursos financeiros para bancar esse projeto, mas há uma pressa já que alguns cursos, como o de urgência e emergência, já dependem desse Centro”.

O Centro de Simulação Realística seria um equipamento pioneiro no estado, capaz de treinar habilidades dos alunos de diversos níveis, desde uma simulação de reanimação cardiopulmonar a ações mais simples, como a aplicação de uma injeção.

Tradicionalmente, os treinamentos são feitos nos próprios pacientes, aumentando o risco de erros. A ideia, de acordo com o Supervisor do Cedes, é que a médio prazo, o estado já possa contar com esse equipamento, servindo como centro de referência na capital. Outra ideia é que um centro móvel possa levar esses treinamentos também ao interior do estado, para descentralizar o conhecimento, um dos objetivos da ESP/CE. O próximo passo do planejamento é a visita da possível consultoria à Escola.