ESP/CE promove debate sobre sensibilização do câncer de mama na AESP

25 de outubro de 2019 - 09:07 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) estará na tarde desta sexta-feira, 25, realizando mais uma ação alusiva a sua campanha “Outubro Rosa: Autocuidado e Empoderamento Social”. Em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), a instituição realizará a partir das 14 horas a ação “Conversando sobre Câncer de Mama: Conhecer, Prevenir e Tratar”.

O evento contará com a presença de servidores da academia, profissionais e bolsistas de extensão da ESP/CE, acadêmicos de graduação do Centro Universitário Estácio do Ceará, Liga de Cirurgia Plástica da Universidade Federal do Ceará (UFC), colaboradores do Programa de Assistência à Mulher Mastectomizada (Proama), além do médico cirurgião plástico, Erico Brasil.

O encontro será mais um momento de troca de informações e de sensibilização relativas à problemática do câncer de mama. Este é ainda é o tipo ode câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Atualmente, ele corresponde a pelo menos 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Pode acometer também aos homens, porém, é mais raro e representa apenas 1% do total de casos da doença.

A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, principalmente, em mulheres acima de 50 anos. O estímulo aos fatores protetores são importantes, uma vez que, por meio deles, diminui-se consideravelmente o risco de desenvolvimento da doença. Entre outras práticas, como o controle de peso corporal e consumo de bebidas alcoólicas, e recomendações de especialistas na prevenção da doença.

Outubro Rosa: Autocuidado e Empoderamento Social

Até o fim deste mês, a ESP/CE segue com uma rica programação em alusão à campanha do Outubro Rosa. Neste domingo, 27, realizaremos caminhada de sensibilização contra o câncer de mama a partir das 16 horas no Aterro da Praia de Iracema. E encerrando a campanha, realizaremos na próxima terça-feira, 29, o Simpósio “Ressignificando o Câncer de Mama”.

Além de falar sobre a doença e sua prevenção, profissionais da medicina, enfermagem e psicologia abordarão temas como os cuidados com os cabelos e unhas e ainda a sexualidade da mulher em tratamento. As atividades terão início às 8h30 na sede da ESP/CE. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou pelo site, no link: http://servicos.esp.ce.gov.br/eventos/2019/sim052019ceesa/