Feira de Soluções para a Saúde: atividades iniciam-se nesta quarta, 16

16 de outubro de 2019 - 13:42 # # #

A partir desta quarta-feira, 16 até o próximo dia 19, Fortaleza receberá uma série de discussões voltadas à área da saúde, tecnologia, inovação e negócios por meio da 3ª edição da Feira do Conhecimento Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios. Neste ano, o evento englobará a Feira de Soluções, que terá como tema: “Saúde digital para territórios saudáveis e sustentáveis”.

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), a convite da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Ceará), comporá a programação e apresentará algumas das suas principais experiências e trabalhos no campo da educação em saúde e da tecnologia e inovação na área.

A partir das 17 horas, o supervisor do Centro de Investigação Científica (Cenic), Jadson Franco, apresentara na sala 6 (c) o Relato de Experiência com o tema: “Experiências e Desafios na Construção do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará”.

Lançado em dezembro de 2018 pelo Cenic em parceria com a SESA, a iniciativa se propõe a construir parcerias com os principais movimentos sociais e fóruns de articulação do Estado com o intuito de tornar a rede pública de saúde uma rede de ensino voltada para a aprendizagem no exercício do trabalho.

Seguindo com a programação deste primeiro dia, a Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) apresentará na sala 5 (A) a partir das 17 horas o painel “Programa Médico da Família Ceará”. A exposição será feita pela Diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa.

Oficialmente lançado em agosto deste ano, o programa ocorre por meio de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. Ao todo, 150 médicos atuam em postos de saúde localizados em comunidades da Capital, como parte de uma política de fortalecimento da atenção primária e das equipes de Estratégia da Saúde da Família.

A iniciativa foi regulamentado pelo Governo do Ceará por decreto assinado em março de 2019, com o objetivo de estimular a qualificação e valorização de profissionais da Saúde no âmbito da atenção primária. Os médicos integrantes da política pública são qualificados por meio de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde (APS), ofertado pela ESP/CE.

Feira de Soluções para a Saúde

A Feira de Soluções para a Saúde segue até o próximo dia 19 de outubro com o intuito de oferecer espaços para a discussão, propostas e soluções relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito de One-Health (que articula as saúdes humana e animal e também o meio ambiente).

O evento será realizado em 2019 pela Fiocruz em parceria com a SESA e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará. Surgiu em 2017 a partir do projeto Plataforma de Vigilância de Longo Prazo para Zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, sob a responsabilidade da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA A FEIRA DE SOLUÇÕES PARA A SAÚDE

ACESSE A PÁGINA DA FEIRA DO CONHECIMENTO