ESP/CE partilha experiências exitosas na Feira do Conhecimento 2019

11 de outubro de 2019 - 11:53 # # #

Socializar tudo o que o Ceará tem realizado no campo da ciência, tecnologia e inovação será um dos principais focos da III edição da Feira do Conhecimento (FdC3). O evento, realizado pelo Governo do Ceará através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), ocorrerá de 16 a 19 de outubro no Centro de Eventos do Ceará.

Este ano, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) foi convidada a participar do evento integrando a programação da Feira de Soluções para a Saúde. Organizada pela Fundação Oswaldo Cruz com o tema: Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, o evento será composto de uma série de atividades que abordarão soluções industriais, sociais e de serviços para a saúde.

Na ocasião, a ESP/CE integrará uma agenda formada por palestras, relatos de experiências e apresentações de paineis, junto a outros grupos de pesquisadores, movimentos sociais e instituições públicas e privadas. O Centro de Investigação Científica (Cenic), o Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) e a Diretoria de Pós-Graduação em Saúde (Dipsa) da ESP/CE partilharão alguns dos principais projetos e programas desenvolvidos ao longo deste ano.

No dia 16 de outubro, a Dipsa apresentará algumas das suas experiências desenvolvidas nos últimos anos, com ênfase no desenvolvimento das atividades do Programa Médico da Família Ceará. Iremos apresentar como a iniciativa foi estruturada, quais as bases, princípios e valores que estão por trás desse projeto”, adianta.

Já entre os dias 16 a 18 de outubro, o Cenic apresentará as palestras: Relevância dos Centros de Estudos Hospitalares Particulares para Fomento às Pesquisas Clínicas; Diagnóstico em Vigilância em Saúde dos 184 Municípios do Ceará; e Experiências e Desafios na Construção do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará. Além do lançamento do livro: Vivências e Ressignificação das Práticas dos(as) Educandos(as) na Formação em Vigilância Sanitária.

Jadson Franco, supervisor do Cenic, ressaltou a importância da participação da instituição na feira, considerando a amplitude e a relevância dos temas que serão discutidos durante os 4 dias de encontro. “Inclusive em um momento onde a Escola se coloca como um Centro de Inteligência em Saúde. Estar em uma feira de inovação, tecnologia e saúde vai possibilitar a ampliação dessa rede”, afirma.

Feira do Conhecimento

A Feira do Conhecimento reunirá academia, empresas, governo e comunidade com atrações que vão desde hackathon, torneio de robótica, corrida de drones, festival de jogos, arena games, planetário, Salão do Inventor, Ceará Faz Ciência, palestras, oficinas, maratonas e rodadas de negócios. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente na pagina do evento.

Ao todo, 170 expositores participarão das atividades distribuídos em um espaço de 16 mil metros quadrados, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de C&T. O evento ocorre em parceria com Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Conselho das Secretarias Municipais do Ceará (Cosems/Ce).

ACESSE A PÁGINA DA FEIRA DO CONHECIMENTO

ACESSE A PÁGINA DA FEIRA DE SOLUÇÕES EM SAÚDE

ACESSE A ÍNTEGRA DAS ATIVIDADES DA ESP/CE NO EVENTO

Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios (FdC3)