Curso Básico de Epidemiologia Aplicada à Vigilância em Saúde Ambiental encerra atividades

11 de outubro de 2019 - 16:32 # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizou nesta sexta-feira, 11, o encerramento da primeira turma de 2019 do Curso Básico de Epidemiologia Aplicada à Vigilância em Saúde Ambiental.

A formação ocorreu no período de 07 a 11 de Outubro e teve como principal objetivo a qualificação de profissionais na identificação de medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

Ao todo, 34 profissionais que atuam na área da Vigilância Ambiental no Cerará participaram da capacitação. Entre os temas trabalhados durante a formação, destacam-se: Qualidade da água para consumo humano; qualidade do ar; solo contaminado; contaminantes ambientais e substâncias químicas, entre outros agravos.

A carga horária do curso foi de 40 horas, com atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial. Todos os encontros ocorreram na sede da ESP/CE.

Vigilância em Saúde Ambiental

A Vigilância em Saúde Ambiental consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.

Essas ações são necessárias devido aos evidentes os sinais de deteriorização do ambiente em escala planetária. A degradação progressiva dos ecossistemas, a contaminação crescente da atmosfera, solo e água, bem como o aquecimento global são exemplos dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente.