Com foco na inovação e valorização das pessoas, ESP/CE empossa novo superintendente

9 de outubro de 2019 - 15:55 # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Ser uma instituição capaz de preservar, analisar e aprender com sua própria trajetória. Foi com a reflexão norteada a partir desses direcionamentos que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realizou na manhã desta quarta-feira, 09, solenidade de posse do seu novo superintendente, Dr. Marcelo Alcantara Holanda.

Com isso, a Escola inicia uma nova etapa de trabalho cujo objetivo maior é o desenvolvimento de projetos com foco em ações de educação em saúde, da qualificação da força de trabalho, gestão do conhecimento na rede de assistência à saúde, pesquisa e análise situacional em saúde e soluções inovadoras. Os desafios são imensos, e proporcionais à relevância que a autarquia estadual ocupa nessa nova configuração que a rede de Saúde do Estado propõe construir junto ao povo cearense.

O gestor ressaltou a relevância do papel que a instituição assume junto à saúde do Ceará. “Vamos trabalhar a pesquisa e inovação, estabelecer parcerias nacionais e internacionais, buscando inovação tecnológica aplicada à saúde. Vamos subsidiar os gestores em seu planejamento e contribuir com a implementação de políticas públicas de saúde para a melhoria da atenção primária, secundária e terciária da atenção hospitalar”, explicou.

Durante sua exposição, Marcelo apresentou novo plano de reestruturação da ESP/CE com sua missão, repensada e alinhada, à proposta de modernização da saúde organizada pela SESA. Com isso, a escola se prepara para tornar-se o Centro de Inteligência da Saúde com novo organograma e mapa estratégico, que consolidam uma gestão propositiva de mudança e crescimento contínuos no desenvolvimento de valores que funcionam como pilares de transparência, credibilidade e compromisso com o ser humano.

Todo esse processo de busca por inovação e excelência foi também pontuado por Salustiano Pessoa, ex-superintendente da ESP/CE e que esteve presente na solenidade de posse do Dr. Marcelo Alcantara. “Sou muito grato pela oportunidade que me foi dada. Desejo que o Marcelo consiga implementar tudo aquilo o que está planejado para que o nosso Estado se destaque cada vez mais no cenário nacional e mundial. E sempre com aquela preocupação de conduzir todas as pessoas de forma unidas e coesas”, afirmou Salustiano. O gestor que esteve a frete da superintendência no período de 2015 a setembro de 2019 e foi homenageado durante a solenidade.

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, fez reflexão sobre a construção desse processo que envolve a promoção da educação, do conhecimento e da inovação em saúde. “O desafio é reconhecer o passado, e normatizar o que precisa ser feito. Estamos representando o governador Camilo Santana, que tem apoiado e acreditado nesse sonho que todos nós estamos construindo juntos”, disse.

Considerando a proposta da Plataforma de Modernização da Saúde (PMS) lançada pelo Governo do Estado em agosto deste ano, a ESP/CE assume um papel estratégico dentro do plano da SESA em trabalhar um olhar cuidadoso sobre o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o trabalhador da saúde e a sociedade em geral a partir de 5 diretrizes principais: resultados centrados no cidadão; humanização do atendimento; valorização das pessoas; transparência; conhecimento e inovação.

No último dia 30 de setembro, o governador Camilo Santana sancionou duas leis que compõem a PMS. Uma delas dispõe sobre a integração, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), das ações e dos serviços públicos de saúde do Estado e dos 184 municípios, divididos em regiões de saúde do Ceará. A outra, trata a adequação da estrutura organizacional da Sesa, resultado do novo modelo de gestão da Saúde. O objetivo é planejar e formular as políticas públicas da Saúde.

“A Escola vai ganhar um papel ainda mais estratégico nessa modernização da saúde no estado do Ceará. Ela vai consolidar a sua ação na formação e qualificação dos profissionais de saúde do estado e também pautar e ajudar na construção de politicas públicas através de um sistema de inteligência em saúde que será implementado pela escola”, destacou Marcelo Alcantara.

Do palco de honra na solenidade de posse do novo superintendente da ESP/CE participaram: o secretário da saúde, Dr. Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, (Dr. Cabeto); Salustiano Pessoa, ex-superintendente da ESP/CE; Joana Maciel, Secretária Municipal da Saúde de Fortaleza; Pedro Alves de Araújo, presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cosems); Sayonara Cidal, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Carlile Lavor, coordenador geral da Fiocruz Ceará; e Andrea Linard, Vice-Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Perfil

Marcelo Alcantara é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1991), com residência médica (1995) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1998). É professor-associado de Terapia Intensiva e Pneumologia do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará.

Coordena o Laboratório da Respiração (RespLab) no Centro de Biomedicina da UFC, onde desenvolve pesquisas nas áreas de ventilação mecânica e de análises de imagens do tórax em parceria com o Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC.

Além de ser orientador do Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde do Centro Universitário Unichristus desde 2015 e ter presidido a Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (SOCETI) no biênio 2016-2017.

OUÇA

O Superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, fala um pouco sobre os propósitos que devem guiar a instituição nessa nova fase que se inicia.

O secretário da saúde, Dr. Cabeto, comenta acerca das potencialidades e desafios para a construção de um sistema de saúde cada vez mais resolutivo em nosso Estado.