ESP/CE inicia 5ª turma de Especialização em Terapia Intensiva

7 de outubro de 2019 - 15:36 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (CEATS), realizou nesta segunda-feira, 07, a aula inaugural da 5ª Turma do Curso de Especialização em Terapia Intensiva. Ao todo, 45 profissionais foram selecionados para a turma, composta por enfermeiros e fisioterapeutas do Estado.

Representando a superintendência da ESP/CE, a supervisora do CEATS, Dra. Fátima Elias, falou diretamente aos profissionais da turma sobre a relevância desta nova etapa das suas formações. “Vocês terão a oportunidade de crescer, aprender, e de desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores”, afirmou, ressaltando a importância dos serviços a serem desenvolvidos por esses trabalhadores à população que utiliza o sistema de saúde cearense.

O curso tem como principais pressupostos o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos teóricos e metodológicos, habilidades e atitudes capazes de sustentar as diferentes dimensões das práticas em Terapia Intensiva. A especialização busca, portanto, desenvolver competências aos fisioterapeutas e enfermeiros(as) para atuarem na assistência em saúde em ambientes de terapia intensiva com base sólida nos princípios da humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e em evidências científicas, a fim de promover um cuidado de saúde com qualidade e olhar multiprofissional à população.

Organizado em uma estrutura modular, o curso será composta por unidades didáticas de aprendizagem, priorizando a formação em saúde através de metodologias ativas, com carga horária de 460 horas. Desse total, 360 horas destinam-se às atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial. Outras 100 horas são destinadas as atividades de elaboração individual do TCC. A previsão é que está turma conclua sua formação em 2020.

A solenidade contou com a presença de Zilfran Carneiro Teixeira, presidente da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva, Dr. Ricardo Lotiff, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região Ceará (Crefito 6-CE), Rubênia Pereira, representante do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren), além de demais gestores e profissionais da ESP/CE.