ESP/CE qualifica 871 profissionais em Acolhimento em Saúde no Ceará

4 de outubro de 2019 - 11:36 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), tem desenvolvido um relevante trabalho no campo do Acolhimento em Saúde no Estado. E com a realização do Curso de Qualificação em Acolhimento em Saúde, ofertado pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), o Ceará passará a contar, em 2019, com o expressivo quantitativo de novos 871 profissionais capacitados na área.

Hanna Aguiar da Costa é uma dessas profissionais que fizeram parte desse importante momento na educação em saúde do Ceará. Ela atua há dois anos na Secretaria de Saúde de Aquiraz e fez parte da turma que concluiu recentemente as atividades no município. “Eu destaco os exemplos que temos da nossa vivência no trabalho, onde podemos, por meio do curso, pensarmos questões ligadas à melhor forma de acolher, informar e orientar o paciente”.

A formação, que ocorre por meio do Projeto Itinerários do Saber desde o segundo semestre de 2017, tem como principal finalidade qualificar profissionais de nível médio que atuam nas redes de serviços de saúde (Unidades de Atenção Básica, Policlinicas, Hospitais etc.) na perspectiva da diretriz do Acolhimento na Política Nacional de Humanização. em Saúde. Sua carga horária é de 60 horas, sendo 40 delas presenciais e 20 horas de dispersão.

O Diretor da Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti, explica que um dos grandes objetivos do curso é o fortalecimento da estratégia de acolhimento que integra e faz parte dos dispositivos da política de humanização da saúde. “Entendendo que esses serviços devem trabalhar de forma integrada, de forma articulada: Atenção básica, secundária e terciária. Por isso nosso curso foi elaborado contemplando esses três níveis de atenção e olhando para a perspectiva de rede”, afirma.

Grande parte desse entendimento é percebido por Geraldo Cosme de Sousa. O agente administrativo atua na Policlínica de Barbalha e concluiu no último mês de setembro as atividades da turma neste município. “O maior valor agregado do curso são os conhecimentos que adquirimos ao longo da formação e que colocamos em prática no dia a dia”, reforça.

A fala de Geraldo Cosme reflete diretamente um dos principais preceitos do Acolhimento, que diz respeito à organização dos processos de trabalho na promoção do acesso aos serviços e visando a efetiva implementação dos princípios de universalidade da atenção à saúde. O diretor da Educação profissional, Caio Cavalcanti, afirma que a proposta do curso vem para estimular uma reflexão desses profissionais em relação aos seus ambientes de trabalho. “Especialmente em como nós podemos acolher melhor esses usuários de forma maus humanizada e resolutiva no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finaliza.

Educação Profissional

A Diretoria de Educação Profissional em Saúde atua na formação e capacitação de recursos humanos, produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública, mantendo cooperações técnicas com todos os municípios cearenses e com instituições estaduais atuantes em vários campos da saúde.

No período de 2015 a 2018, a Dieps capacitou 14.143 profissionais a partir da oferta de cursos técnicos, de Especialização Técnica, de Aperfeiçoamento, Qualificação e de Atualização na área da saúde. O principal foco da área é, portanto, o fortalecimento da formação técnica dos trabalhadores do SUS, garantindo um ensino de qualidade, para que estes, possam contribuir na melhoria da saúde no Estado do Ceará.

Itinerários do Saber

O Projeto Itinerários do Saber tem como objetivo a promoção de estratégias para qualificar os profissionais de nível médio/técnico que trabalham no SUS. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES) e ocorre em parceria com a ESP/CE, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT) e Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).