Manhã de celebração da vida marca 4º dia da Semana da Pessoa Idosa ESP/CE

3 de outubro de 2019 - 15:44 # #

“Nós temos de ser a mudança que desejamos ver no mundo”. Foi citando o líder Mahatma Ghandi, que Honorina de Deus, integrante do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), iniciou sua participação na agenda de atividades do quarto dia da II Semana da Pessoa Idosa ESP/CE.

Reunidos nesta quinta-feira, 03, no auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes, os presentes puderam participar de mais uma série de atrações culturais, feira de artesanato, ofertas de serviços em saúde e cuidados pessoais.

Todas as atividades apresentadas foram realizadas pelos membros das próprias instituições parceiras do evento, entre eles o grupo Saúde Clube, Instituto Cooperar, e Programa de Ação Integrada ao Aposentado (PAI), vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado.

“Acho que nós estamos no caminho certo. Podemos nos sentir fortes e empoderados. Somos idosos. E envelhecer é um privilégio negado a muitos”, ressaltou Honorina de Deus, concluindo: “Então, sintamo-nos envelhecidos e alegres”.

A coordenadora Especial de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Vyna Leite, fez uma reflexão desse envelhecimento também como processo. “O mais importante é celebrarmos a vida. E isso é o que estamos fazendo aqui hoje. Celebrando nossas conquistas, inclusive as políticas”, lembrou, reforçando o apoio que a coordenadoria presta a todas as pessoas idosas do Ceará.

Além das instituições e grupos sociais citados anteriormente, participaram também das ações nesta quinta-feira na ESP/CE, a Associação dos Ferroviários Aposentados, o Instituto Senior Estácio, a Associação dos Idosos do Mucuripe, o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, entre outros parceiros e apoiadores.

Agenda

A programação da II Semana da Pessoa Idoso ESP/CE segue nessa sexta-feira, 04, com a realização da atividade: “Passeio com a Pessoa Idosa”, dentro do programa Praia Acessível, do Governo do Estado do Ceará. A ação ocorrerá na Praia de Iracema no horário de 9 horas às 12 horas e é aberta ao público.