EpiSUS Fundamental conclui primeiro módulo presencial

1 de outubro de 2019 - 15:27 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COVIG/SESA/CE) e o Ministério da Saúde (MS), realizaram no período de 23 a 27 de setembro últimos o primeiro módulo presencial do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental.

A formação, que ocorreu no município de Tabuleiro do Norte, visa capacitar profissionais com atuação em serviço de saúde pública, responsáveis pela vigilância em saúde a nível municipal, regional e estadual. Sua carga horária é de 180 horas distribuídas em encontros presenciais e de ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho.

A capacitação aborda temas como análise e interpretação de dados da vigilância, incluindo as ações de detecção e resposta a eventos relevantes de saúde pública e comunicação técnica nas modalidades oral e escrita.

Iniciado no Brasil em 2017, o EpiSUS Fundamental visa implantar no Brasil um modelo piramidal de treinamentos epidemiológicos de campo, com três níveis: Fundamental, Intermediário e Avançado. A formação adota a característica de treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando o aprimoramento das habilidades do profissional no contexto de sua atuação.