Arte, Cultura e Saúde celebra protagonismo da Pessoa com Deficiência

26 de setembro de 2019 - 12:22 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A deficiência, seja ela física, auditiva, visual ou intelectual, não deve ser um impedimento à participação das pessoas que lidam com algum tipo de limitação na sociedade. E foi partindo dessa premissa que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizou na tarde de ontem, 25, mais uma edição do Programa Arte, Cultura e Saúde.

O evento foi realizado pelo Centro de Extensão em Saúde (Ceesa), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (SESA) e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Aberto ao público, o encontro trouxe uma rica programação que contou, dessa vez, com a realização do 1º INCLUI-CE – evento cultural inclusivo – com dança, música, poesia, teatro e cine debate promovidos por pessoas com deficiência em parceria com a SPS. O superintendente da ESP/CE Salustiano Pessoa, acolheu os parceiros presentes. “Hoje vocês estão me ajudando a realizar um grande sonho nosso que é tê-los aqui. Essa é uma escola das pessoas, do povo cearense em geral”, destacou.

A presidenta do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ceará, Arnete Borges, também ressaltou a importância de momentos como este, onde o protagonismo das pessoas com deficiência estejam sendo abertamente discutido e apresentado junto à sociedade. “Um país sem inclusão não pode ser um país desenvolvido. A inclusão social é esse diferencial, não somente nas nossas vidas – pessoas com deficiência – mas sim de todos nós”, concluiu.

Em sua 4ª edição, o Arte, Cultura e Saúde trabalhou o tema da Inclusão Social. E por meio do 1º INCLUI- CE uma série de atividades artístico-culturais foram realizadas e protagonizadas por pessoas com deficiência em parceria com a SPS.

A Secretária da proteção Social, Socorro França, pontou a importância do ato de escuta na inclusão das pessoas com deficiência. “Temos de estar junto dessas pessoas, lutar com elas, estar perto, fazendo com que efetivamente o Brasil tenha um olhar para a pessoa”, disse.

Essa inclusão é aquela percebida por jovens como Karen Almeida. Ela participa das atividades na Associação Pestalozzi do Ceará e apresentou um número musical junto com seus colegas dentro da programação do INCLUI-SE. “Gostei muito do evento porque ele ajuda a discutir as principais questões e dificuldades de todos nós. É muito bom saber e poder mostrar o que a gente pode fazer, seja dançando, cantando ou tocando”, afirma.

Além da Associação Pestalozzi do Ceará, o 4º Arte, Cultura e Saúde contou com a participação a Liga da Clínica Médica da Universidade Federal do Cariri, que realizou a oferta de serviços em saúde durante todo o evento, além de outras organizações sociais, como o grupo Fortaleza Down, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza (APAE), Instituto dos Cegos do Ceará, Cruz Vermelha Brasileira – Ceará, Estácio, Núcleo De Apoio Municipal Aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), entre outras organizações paceiras.