ESP/CE inicia Curso Básico em Sala de Vacina em Crateús

25 de setembro de 2019 - 09:05

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realizará no período de 7 a 11 de outubro o Curso Básico de Implementação em Sala de Vacina. Os encontros ocorrerão na 15ª Coordenadoria Regional de Saúde de Crateús.

A formação, que ocorre em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COVIG/SESA/CE), destina-se a profissionais enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam em sala de vacina dos municípios cearenses.

O curso possui carga horária será de 40 horas e nasceu da necessidade de implantar o matriciamento locorregional em sala de vacina com vistas ao fortalecimento das ações de vigilância das doenças imunopreveníveis por meio da educação permanente, e desenvolver práticas de saúde transformadora, reflexiva, propositiva e articulada desses profissionais com a sociedade.

Para tanto, esse esforço dos trabalhadores requer uma formação baseada na aprendizagem significativa e produção do conhecimento implicado com o fazer concreto das práticas de cuidado individuais e coletivas, que serão dialogadas, durante o curso, como esforço para a construção do cenário de enfrentamento das doenças que queremos alcançar.