ESP/CE homenageia médicos emergencistas do Ceará

20 de setembro de 2019 - 11:41 # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realizou nesta quinta-feira, 19, solenidade em comemoração à Semana Nacional da Medicina de Emergência. O evento reuniu profissionais da área médica, residentes de Medicina de Emergência do Programa de Residência Médica da ESP/CE, além de gestores da área da saúde.

Uma dessas profissionais é Patrícia Lopes. Residente do 1º ano em medicina de Emergência da ESP/CE, ela conta que o exercício do médico emergencista pressupõe, antes de tudo, muito amor pela profissão. “Costumamos dizer que o médico emergencista é aquele que estará nos primeiros quinze minutos junto aos pacientes mais graves. E estamos aqui para fazermos a diferença no atendimento a esses pacientes mais graves”, ressalta.

O Superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, parabenizou todos os Médicos Emergencistas do Ceará e lembrou da importância dessa área ser reconhecida, como hoje já passa a ser, enquanto uma especialidade médica. “Espero que a especialidade cada vez mais cresça mais e se organize porque é uma verdadeira área médica junto às outras áreas de saúde”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMED), Frederico Arnaud, apresentou a conferência “História da Medicina de Emergência no Ceará”, realizando um resgate histórico das conquistas e do trabalho da Medicina de Emerência no Estado. “Hoje estamos comemorando duas vitórias: o reconhecimento da especialidade Médica Emergencista e o fato de a ABRAMED ter ganho o direito de gerenciar nos próximos anos o trabalho da Medicina de Emergência”.

O gestor destacou a agenda de trabalho da categoria para os próximos anos com destaque para o número de 44 mil médicos que trabalham nas emergências do Brasil e que serão treinados e qualificados para o exercício profissional. “Acredito que a Medicina de Emergência crescerá exponencialmente nos próximos 30 anos e ocuparão os espaços que lhe são devidos, buscando a melhoria na qualidade do atendimento que a nossa população e o povo brasileiro merece”

Medicina de Emergência

A Medicina de Emergência é uma especialidade médica que abrange o diagnóstico e tratamento de qualquer paciente que necessite de cuidados em situações de uma enfermidade aguda ou lesão que requeira atendimento imediato.

O principal objetivo da Medicina de Emergência é, portanto, por meio do tratamento inicial adequado, limitar a morbidade e a mortalidade dos pacientes. Sua prática abrange cuidados pré-hospitalares até o atendimento hospitalar, envolvendo conhecimentos de todas as especialidades a ela relacionadas.

OUÇA

Sílvia Melo, Coordenadora da Comissão de Residência Médica, comenta sobre o modelo de excelência exercido pelos médicos emergencistas em todo o Brasil.

Breno Douglas, Chefe da Equipe de Emergência do Hospital do Coração de Messejana, fala da relevância no papel desempenhado pelos médicos emergencistas no Ceará e Brasil.

Daniel Lima, Membro-Adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, reflete sobre a importância da qualificação desses profissionais no campo da saúde.