Curso de Atualização em Vigilância Sanitária inicia turma em 23/09

12 de setembro de 2019 - 14:01 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), iniciará no próximo dia 29 de setembro, as atividades da Turma 2 do Curso de Atualização em Vigilância Sanitária. A formação ocorre em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COVIG/SESA/CE), através do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS), e possui uma estrutura modular.

A iniciativa visa instrumentalizar os serviços de Vigilância Sanitária, por meio da atualização dos seus profissionais de modo a melhor qualificá-los para a gestão e execução de ações próprias, contribuindo assim para o fortalecimento deste campo da saúde pública e, consequentemente, para a melhoria da qualidade em saúde da população do estado do Ceará.

Sua carga horária total será de 80 horas e cada um dos seus módulos apresentará temáticas específicas, com atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial – atividades que acrescentam e sistematizam o conhecimento teórico que sustenta a prática; e atividades de ensino aprendizagem no ambiente de trabalho – aplicação dos conhecimentos sistematizados no período presencial.

Ao todo, foram ofertadas 30 vagas para profissionais de saúde que compõem as seguintes Regionais de saúde: 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES) Aracati; 4ª CRES-Baturité, 8ª CRES-Quixadá e 19ª CRES-Brejo Santo. De acordo com a coordenação do curso, as vagas foram destinadas a trabalhadores da VISA que já tenham participado do Curso Básico de Vigilância Sanitária. Os encontros presenciais ocorrerão na sede da ESP/CE sempre no horário de 8 horas às 17 horas.

Para a coordenadora do curso, Rosimary Barbosa, considerando o contexto da Vigilância Sanitária, “é necessária que haja fundamentação teórica para o embasamento das atividades que estão historicamente associadas ao processo de regulação, monitoramento e fiscalização de produtos e serviços, com a finalidade de prevenir e reduzir os riscos à saúde individual e coletiva”, afirma.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária (VISA) é uma das mais antigas práticas de Saúde Pública do mundo moderno e considerada como um grande desafio para os gestores em saúde. Em virtude do cenário nacional em que mudanças regulatórias estão acontecendo e a nível municipal há uma constante rotavidade de profissionais de saúde na área de VISA, torna-se extremamente urgente a atualização dos técnicos sobre as ações e atividades no âmbito do trabalho territorial para que desempenhem funções com conhecimento, eficiência e exatidão.