ESP/CE realiza simpósio para discutir problemática do suicídio nesta quarta, 11

10 de setembro de 2019 - 11:07 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Considerado um fenômeno de grande complexidade, o suicídio deve ser discutido de forma ampla e responsável em nossa sociedade. E por entender a relevância da implicação nesse debate, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realizará nesta quarta-feira, 11, o simpósio “Prevenção do Suicídio: Reconhecendo as Situações de Vulnerabilidades”.

Realizado pelo Centro de Extensão em Saúde (CEESA) da ESP/CE, o evento objetiva apresentar e discutir as diversas situações de vulnerabilidades relacionadas ao suicídio, bem como estimular um espaço de reflexão sobre essa problemática que, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), atinge cerca de 800 mil pessoas por ano.

A atividade faz parte da campanha “Suicídio: Uma Questão de Todos”, realizada pela ESP/CE em alusão ao Setembro Amarelo, cuja agenda engloba ações de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A proposta é de que, o simpósio estimule uma reflexão acerca das formas de prevenção, reconhecimento e apoio às pessoas que estão mais vulneráveis ao comportamento suicida.

Os interessados em participar da programação poderão e inscrever gratuitamente no endereço (www.esp.ce.gov.br). A programação ocorrerá na própria ESP/CE e contará com uma apresentação cultural, seguida da realização de uma mesa redonda que discutirá os seguintes temas: “Acolhimento em Situação de Crise Suicida”, “Automutilação e Suicídio na Infância e Adolescência”, “Arteterapia no Apoio ao Sofrimento Psíquico”, e “Transtornos Mentais com Risco para o Suicídio”.

Após os debates, ocorrerá uma Plenária para se discutir sugestões de encaminhamentos a partir das discussões levantadas no encontro. O simpósio é aberto ao público e ocorrerá no período de 8 horas com o acolhimento e credenciamento dos participantes e segue até às 12 horas com a apresentação dos encaminhamentos discutidos na Plenária.

REALIZE SUA INSCRIÇÃO

 

PROGRAMAÇÃO

8h – Acolhimento

8h30 – Apresentação Cultural: Jéssica Bernardo

8h45 – Automutilação e Suicídio na Infância e Adolescência (Djanira Luiza Martins de Sousa)

9h15 – Transtornos Mentais com Risco para o Suicídio (Ivoneide Veríssimo de Oliveira)

9h45 – Acolhimento em Situação de Crise Suicida (Alan Lúcio Alencar de Andrade de CBMCE)

10h15 – Arteterapia no Apoio ao Sofrimento Psíquico (Cleison Luís Rabelo)

10h45 – Abertura para Plenária