ESP/CE conclui nova turma do Curso de Atualização em Vigilância Sanitária

10 de setembro de 2019 - 13:08 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig), realizou no último dia 6 de setembro a conclusão de mais uma turma do Curso de Atualização em Vigilância Sanitária (VISA). A formação ocorre a partir de parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (COVIG/SESA/CE), através do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS).

O curso teve como principal objetivo a instrumentalização dos serviços de Vigilância Sanitária, por meio da atualização dos seus profissionais, de modo a melhor qualificá-los para a gestão e execução de ações próprias, contribuindo assim para o fortalecimento deste campo da saúde pública e, consequentemente, para a melhoria da qualidade em saúde da população do estado do Ceará. As atividades foram iniciadas em julho deste ano e os encontros ocorreram na sede da ESP/CE.

A carga horária do projeto foi de 80 horas, organizada de forma modular. Cada módulo foi composto por temas específicos com atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial – atividades que acrescentam e sistematizam o conhecimento teórico que sustenta a prática; e atividades de ensino aprendizagem no ambiente de trabalho – aplicação dos conhecimentos sistematizados no período presencial.

De acordo com a coordenação do curso, houve uma forte adesão por parte dos profissionais que participaram da iniciativa. Com uma taxa de adesão de 100%, a formação contou com a participação de 30 trabalhadores das seguintes regionais de saúde: 10ª Limoeiro do Norte, 11ª Sobral, 5ª Canindé, e 1ª Fortaleza.

VISA

A Vigilância Sanitária (VISA) é uma das mais antigas práticas de Saúde Pública do mundo moderno e considerada como um grande desafio para os gestores em saúde. Em virtude do cenário nacional em que mudanças regulatórias estão ocorrendo e a nível municipal há uma constante rotavidade de profissionais de saúde na área de VISA, torna-se extremamente urgente a atualização dos técnicos sobre as ações e atividades no âmbito do trabalho territorial para que desempenhem funções com conhecimento, eficiência e exatidão.