Curso de Ventilação Mecânica para Pacientes Neonatos e Pediátricos encerra inscrições

10 de setembro de 2019 - 09:52 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (CEATS), informa que estão encerradas as inscrições para o Curso de Ventilação Mecânica para Pacientes Neonatos e Pediátricos. A formação ocorrerá no período de setembro a outubro de 2019.

Ao todo, foram ofertadas 40 vagas para capacitação de profissionais enfermeiros, médicos e fisioterapeutas atuantes na Rede de Atenção a Saúde que façam uso do recurso de Ventilação Mecânica no público pediátrico e neonatal em suas práticas, ou que tenham interesse em atuar em áreas que utilizem essa tecnologia.

Ventilação Mecânica

A ventilação mecânica (VM) é um recurso de suporte respiratório, invasivo ou não, utilizada em Unidades de Terapia Intensiva, emergências, clínicas e domicílio para pacientes que são incapazes de realizar a atividade respiratória compatível com bem-estar ou manter as trocas gasosas em níveis normais. O ventilador mecânico tem por finalidade ventilar, umidificar e oxigenar o sistema respiratório, tentando chegar o mais próximo possível da respiração espontânea normal.

Assim que o paciente apresenta resolução ou melhora da causa determinante da assistência ventilatória, deve ser avaliado diariamente visando à interrupção da VM, visto que o seu uso e o processo de desmame deve se basear em dois objetivos principais: a descontinuação da VM e a remoção da via aérea artificial tão logo que possível.

Calendário

Curso de Ventilação Mecânica para Pacientes Neonatos e Pediátricos

Período: 20, 27/ 09 e 4, 11, 18 e 25/10

Horários: 08h às 12h e 13h às 17h