ESP/CE pactua ações durante encontro com ligas acadêmicas

3 de setembro de 2019 - 09:19 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues realizou nesta sexta-feira, 30, o I Encontro ESP/CE de Integração das Ligas de Saúde. O evento reuniu membros e representantes das Ligas Universitárias para o compartilhamento e alinhamento das ações, programas e projetos no campo da promoção à saúde junto à ESP/CE.

A atividade fez parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Centro de Extensão em Saúde (Ceesa) da ESP/CE e contou com uma programação formada por apresentações dos principais projetos e programas do Ceesa-ESP/CE e das Ligas Universitárias e a construção de uma agenda de ações a serem desenvolvidas pelas instituições nos próximos meses.

O encontro reuniu alunos de graduação de diferentes cursos da saúde de universidades públicas e privadas de Fortaleza. Um desses discentes foi Érick Jardel, membro do Núcleo Interdisciplinar de Doenças Crônicas (NIDOC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ele afirma que as parcerias interinstitucionais são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho em saúde.

De acordo com o estudante de medicina da UECE, a soma desse olhar diversificado aproxima as instituições de seus objetivos primários no que se refere às ações em extensão em saúde. “A gente busca atender ao paciente na sua integralidade. E a soma dessas vivências e experiências possam oferecer o melhor às populações”, completa.

A Coordenadora Geral de Planejamento e Apoio à Gestão do CEESA, Cleoneide Pinheiro, explica que foram acordados encontros mensais entre a ESP/CE e as ligas, bem como a realização de um grande encontro entre todas as ligas universitárias parcerias no mês de novembro. A ideia é que a ESP/CE possa, junto às Ligas Universitárias, desenvolver ações de extensão em caráter colaborativo, de modo que as atividades desses grupos possam ser incorporadas nos calendários de ações mensais de extensão da ESP/CE.

Ligas Acadêmicas

A liga acadêmica é uma associação civil e científica livre, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade da instituição de ensino que a abriga, que visa complementar a formação acadêmica em uma área específica, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão.

É organizada por acadêmicos, professores e profissionais que apresentam interesses em comum. Constitui-se por atividades extraclasses e costuma ter ações voltadas para a promoção à saúde, educação e pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e aprimoramento da área estudada.

Centro de Extensão em Saúde

O Centro de Extensão em Saúde (Ceesa) da ESP/CE objetiva fomentar, planejar e apoiar as estratégias de extensão em saúde, visando ao desenvolvimento de processos formativos e de intervenção, junto à sociedade civil organizada, à comunidade, às Diretorias e aos Centros da ESP/CE.

Além disso, busca parcerias na execução das atividades com as Instituições de Ensino Superior do Ceará, possibilitando maior aproveitamento da capacidade de capilaridade e mobilização da ESP/CE, em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, na qual a educação seja a protagonista do desenvolvimento sustentável e da formação de alunos.