“Sistema de Informação com Ênfase em Hanseníase e Tuberculose” conclui nova turma

26 de agosto de 2019 - 10:05 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância e Saúde (CEVIG), concluiu no período de 19 a 23 de agosto últimos, mais uma turma do Curso Básico em Sistema de Informação com Ênfase em Hanseníase e Tuberculose.

A formação ocorreu na sede da ESP/CE por meio de parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (COVIG/SESA/CE). Ao todo, 23 profissionais de 18 municípios das regionais de saúde de Sobral, Canindé, Baturité, Quixadá, Tianguá, Crateús, Camocim, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Fortaleza, participaram do curso. As atividades foram realizadas de modo presencial e desenvolvidas a partir de atividades teórico-práticas, que acrescentam e sistematizam o conhecimento teórico que sustenta a prática.

A capacitação em Sistema de Informação e Vigilância da Hanseníase e Tuberculose destinou-se aos técnicos da área de vigilância epidemiológica da tuberculose e hanseníase e operadores das bases de dados e/ou interlocutores do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) que atuam no Sistema Único de Saúde do Estado do Ceará.

O curso surgiu, portanto, a partir da necessidade de capacitar estes profissionais para operacionalizar o sistema e analisar a qualidade e quantificação das informações pertinentes à tuberculose e hanseníase.

Para tanto, esse esforço dos trabalhadores requer uma formação baseada na aprendizagem significativa e produção do conhecimento implicado com o fazer concreto das práticas de cuidado individuais e coletivas, desenvolvendo, durante o curso, as competências necessárias para o uso das bases de dados, fortalecendo a vigilância no Estado.