ESP/CE realiza 3ª edição do programa “Arte, Cultura e Saúde”

22 de agosto de 2019 - 15:10 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) realizará no próximo dia 29 de agosto, a terceira edição do programa “Arte, Cultura e Saúde”. As atividades foram organizadas pelo Centro de Extensão em Saúde (CEESA) da ESP/CE e serão abertas ao público.

O evento terá como tema a Cultura Popular e trará uma programação composta por lançamento de livro, apresentações de grupos de dança popular, feira de artesanatos, exposição de materiais reciclados, exposição fotográfica com resgate histórico da biblioteca da ESP/CE, além da oferta de serviços à comunidade.

Os trabalhos terão início às 09 horas com o lançamento do livro: Trajetória de Ricardo Lotif Araújo, fé, gestão e trabalho, de Ricardo Araújo, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região do Ceará. Além da publicação: “Medicina Interna e Laboratorial – Principais Desafios com Casos Clínicos Comentados”, que será apresentada por Olívia Bessa, Diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE.

Paralelamente, a programação ocorre com a realização da feira de artesanato, exposição de materiais reciclados com Cláudia Sampaio, além de uma exposição fotográfica com o resgate histórico da ESP/CE. Na sequência o grupo Oré Anacá – Grupo de Dança Popular da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentará os espetáculos: “Parintins em Festa”, que apresenta o festival do Boi Bumbá de Parintins como foco; e “Entre Penas e Contas”, composto por danças de influência étnica e indígena. Em seguida, o Grupo Cultural de Capoeiras Raízes da Terra trará apresentações de roda de capoeira e maculelê.

Sobre os convidados

Ricardo Lotif de Araújo possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (2000), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2005) e Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP (2010). Presidente Reeleito da autarquia Federal – Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 6ª Região Ceará e Piauí (mandatos 2006/2010 e 2010/2014, eleito Presidente do Crefito-6 Ceará mandato 2014/2018 onde ajudou a criar os primeiros conselhos de um estado só no Norte-Nordeste o do Piauí o Crefito-14 e do Ceará Crefito-6.

Cláudia Sampaio é artista visual e professora do Centro Universitário Estácio do Ceará. Tecnóloga em Indústria da Madeira (Universidade do Estado do Amazonas – Escola Superior de Tecnologia/1996). Licenciada em Disciplinas Específicas do Ensino Básico (Universidade Estadual do Ceará/1999).

Oré Anacã é um grupo composto por cerca de 30 dançarinos, prioritariamente alunos dos diversos cursos da UFC, o Oré Anacã busca homenagear a cultura dançante do povo, sabendo que sua produção é apenas um recorte artístico que está muito aquém da enormidade dos folguedos tradicionais existentes.

A Associação Cultural Capoeira Raízes da Terra, tem como objetivo divulgar a capoeira no Ceará, trazendo desta maneira os jovens de diversas classes sociais à prática dessa nobre arte genuinamente brasileira.

Programação

9h10min – Lançamento do livro Trajetória de Ricardo Lotif Araújo, fé, gestão e trabalho
Autor: Ricardo Lotif

9h30min – Apresentação do grupo Oré Anacâ de dança popular da UFC – 1ª apresentação: Parintins em festa

10h – Roda de Capoeira e apresentação de Maculelê com o Grupo Associação Cultural de Capoeira Raízes da Terra – Mestre Assis.

10h40min – Apresentação do grupo Oré Anacâ de dança popular da UFC – 2ª apresentação: Entre penas e contas

 

Serviço
2ª Edição do programa “Arte, Cultura e Saúde”
Quando: 29 de agosto:
Horário: 09 horas
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles)