ESP/CE integra estudo dentro da 16ª Conferência Nacional de Saúde

16 de agosto de 2019 - 16:26 # # #

Nos últimos dias 4 a 7 de agosto, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) esteve presente na 16ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Realizado em Brasília, o evento reuniu cerca de cinco mil pessoas e teve como principal objetivo analisar e votar o Relatório Nacional Consolidado, elaborado a partir das conferências estaduais, nacionais e do Distrito, realizadas anteriormente.

A ESP/CE, por meio do seu Centro de Investigação Científica (Cenic), esteve presente no encontro. Na ocasião, a instituição integrou a pesquisa: “Saúde e Democracia: estudos integrados sobre participação social na 16ª Conferência Nacional de Saúde” e compôs a comissão de relatoria da 16ª Conferência.

O estudo tem como principal objetivo o mapeamento do perfil dos mais de cinco mil conferencistas que participaram do evento, além de fortalecer o controle social na saúde a partir de dados qualificados de todo o amplo processo participativo que a conferência envolveu. A pesquisa reuniu ainda estudantes de graduação ou pós-graduação para coleta de dados, realização de entrevistas e observação das ações que compõem a programação da conferência.

A equipe do centro ficou encarregada de realizar coleta de dados realização, entrevistas e observação das ações que compõem a programação da conferência. A ideia é que o material apurado seja um diagnóstico da participação social na saúde brasileira, unindo olhares de diferentes agentes sociais. “A ESP/CE é uma dessas Instituições que se soma a muitas outras em sua pluralidade, contribuindo com o legado do SUS”, afirma o supervisor do Cenic, Jadson Franco.

ACESSE A PÁGINA DA 16ª CSN