Campanha do Mingau arrecada alimentos em apoio ao Centro Integrado de Oncologia

16 de agosto de 2019 - 13:12 # # #

A refeição ofertada diariamente pelo Centro Integrado de Oncologia (CRIO) é uma parte importante no trabalho executado junto aos pacientes que realizam tratamento na unidade de saúde, sediada em Fortaleza. Por entender a relevância da garantia contínua desses alimentos, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) lança, em parceria com o CRIO e a Associação Nossa Casa, a Campanha do Mingau.

Realizada pelo Centro de Extensão em Saúde (CEESA) da ESP/CE, a iniciativa visa arrecadar alimentos não perecíveis, sobretudo leite, a fim de garantir o estoque mantido pelo centro. Todas as doações recebidas pela ESP/CE serão revertidas para a Associação Nossa Casa, instituição que presta assistência a pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia no CRIO.

Lara Montenegro, que atua no Departamento de Marketing do centro, afirma que a instituição tem recebido várias doações nos últimos dias, o que tem contribuído consideravelmente para a manutenção do estoque mantido pelo centro. Para ela, o maior sentimento percebido nas últimas semanas têm sido gratidão. Ela afirma que muitas das pessoas que têm ajudado com as doações “já passaram por algum tipo de tratamento no CRIO e querem ajudar para que o alimento não esteja em falta”.

Para Emanuelly Mota, psicóloga e voluntária da Associação Nossa Casa, essa resposta da sociedade em relação às doações, ocorre também pelo reconhecimento do trabalho executado pelas instituições junto às pessoas que realizam tratamento de câncer na cidade. “Ficamos felizes porque, se a comunidade se mobilizou dessa forma, é porque nosso trabalho está sendo visto”, ressalta.

A Nossa Casa beneficia cerca de 500 pessoas mensalmente. Todos os serviços ofertados à população são gratuitos e distribuídos por meio de diferentes programas sociais. A maior parte dos cidadãos atendidos pela instituição, são usuários do Sistema Único de Saúde. No início de agosto, o estoque do centro estava praticamente esgotado. Situação que tem sido revertida ao longo das últimas semanas.

O mingau é servido no CRIO duas vezes ao dia e beneficia principalmente pacientes que não podem comprar suas refeições durante atendimento ou no período de hospedagem na casa de apoio. Para se ter ideia da importância e do alcance do alimento servido, 10 pacotes de 200 gramas produzidos em dois turnos equivalem a 6.000 copos por mês.

Mas para que as refeições oferecidas pela unidade sejam mantidas, é importante a doação do leite, e também de outros itens como biscoitos, bolachas, feijão, entre outros. As doações também podem ser realizadas diretamente à Associação Nossa Casa, (Rua Francisco Calaça 1300, Álvaro Weyne).

A ESP/CE receberá doações para a campanha até o final de novembro. Quem desejar realizar contribuir com donativos, poderá se dirigir ao CEESA de segunda à sexta-feira no horário de 8h às 17h no seguinte endereço: Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles – Fortaleza-CE.

Campanha do Mingau

Período: até novembro de 2019