Solenidade marca início das atividades de 150 profissionais do Programa Médico da Família Fortaleza

9 de agosto de 2019 - 16:06 # # #

Nesta segunda-feira (12), os quase 150 médicos que integram o Programa Médico da Família Fortaleza darão início aos trabalhos nos postos de saúde da Capital. A solenidade que marca oficialmente o início das atividades dos profissionais será realizada na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), e contará com a presença do governador Camilo Santana e do Prefeito Roberto Cláudio.

Os alunos serão acompanhados por um supervisor, profissional médico especializado responsável pela supervisão contínua e permanente no ambiente de trabalho, e receberão bolsa-formação durante o período letivo do curso. O projeto contará com orientação acadêmica e recursos inovadores de avaliação e de telepreceptoria que visará, sobretudo, o completo desenvolvimento de capacidades cognitivas, atitudinais e/ou psicomotoras destes profissionais.

Nas atividades no ambiente de trabalho (campo de prática) as tarefas serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde que, gradativamente, irão compor o portfólio do profissional médico, que será utilizado como ferramenta de avaliação. Ao todo, os médicos estarão lotados em diferentes Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) distribuídas nas Secretarias Regionais I, III, IV, V e VI, em Fortaleza.

Uma dessas profissionais é Ana Beatriz Guerreiro, recém-formada em Medicina, ela nutre um sentimento de expectativa e compromisso com o desafio firmado ao compor a primeira turma do Médico da Família Fortaleza. “Desde o início demonstrei muito interesse em participar do programa por acreditar que a Atenção Primária à Saúde (APS) é o pilar do SUS e um dos pilares de toda a conjuntura de saúde do nosso país”, disse, ressaltando o curso enquanto uma oportunidade de se adquirir conhecimentos e experiências práticas na área.

Assim como Ana Beatriz, cuja carreira inicia-se na área da saúde, o projeto conta com a participação de profissionais já com larga experiência no exercício da medicina. Esse é o caso de Edimar Martins, médico pediatra que compõe a turma. Para ele, uma das maiores contribuições da formação é a ampliação do foco de atuação profissional. “O centro da saúde passa a ser a família. Me submeti ao programa para trabalhar nessa visão mais global e holística da saúde”, garante.

Ambos os profissionais participaram ao longo dos últimos cinco dias da Semana de Introdução ao Curso. Realizada na sede da ESP/CE, o principal objetivo desse momento foi o fomento da reflexão sobre os cenários de desenvolvimento do programa e suas particularidades mediante as vulnerabilidades pré-existentes nos territórios, suas potencialidades e fragilidades. As atividades foram desenvolvidas em grupos por facilitadores que utilizaram metodologias ativas na abordagem de temáticas essenciais para a atuação integral na APS.

O curso APS

Regulamentado pelo Governo do Ceará, em decreto assinado em março de 2019, o Programa Médico da Família Ceará visa estimular a qualificação e valorização de profissionais da saúde no âmbito da atenção primária à saúde por meio de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde (APS), ofertado pela ESP/CE.

O programa surgiu como parte de uma política de fortalecimento da atenção primária, possibilitando o complemento de equipes de Estratégia da Saúde da Família e fomentando o interesse de médicos para o trabalho nos Postos de Saúde.

A formação terá duração máxima de um ano, com pagamento de uma bolsa mensal no valor de R$ 11.865,00, custeada pelo Tesouro Municipal de Fortaleza, além de carga horária que contemplará 1.920 horas distribuídas entre atividades práticas de treinamento em serviço, atividades didáticas presenciais e/ou a distância, que inclui a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e outras definidas pela coordenação do Programa.

O foco, portanto, estará voltado para o desenvolvimento de competências que visem o atendimento às necessidades dos indivíduos, suas famílias e da comunidade, a partir de um conceito amplo de saúde, integrando o bem-estar físico, mental e social, por meio de ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação.

Solenidade de início das atividades do Programa Médico da Família Fortaleza
Data: 12 de agosto de 2019 (Segunda-feira)
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues
Endereço: Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles – Fortaleza-Ceará