ESP/CE inicia atividades do Curso em Atenção Primária à Saúde

5 de agosto de 2019 - 08:08 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Martins Rodrigues, vinculada da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, dará início, nesta segunda-feira, dia 5, ao Módulo Introdutório do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde (APS), do Programa Médico da Família Ceará. Pela agenda definida, os profissionais estarão reunidos na sede da ESP/CE participando de uma série de atividades embasadas no uso de metodologias ativas, tais como estudos de caso e exposições dialogadas. Haverá um momento de apresentação do curso, seguido da divisão dos grupos de trabalho.

Nesta quinta-feira, 01, os 140 profissionais já realizaram uma agenda de visitas às unidades de saúde das Secretarias Regionais de Fortaleza. A proposta é que na próxima semana, entre os dias 5 e 9 de agosto, sejam realizadas atividades em grupos e uma imersão nos principais temas a serem abordados durante o Módulo Introdutório: APS e rede de atenção, regulação e assistência farmacêutica; Equipe de Saúde da Família; Atenção à Saúde da criança; da mulher, e do idoso; Atenção à Saúde Mental, entre outros assuntos. O conhecimento sobre as redes de cuidado e suas operacionalidades, por parte do profissional médico, é importante porque possibilita o desenvolvimento de linhas de cuidado capazes de suprir às demandas dos usuários.

O Superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, ressalta a relevância desse primeiro momento dessa formação como parte integrante de propostas resolutivas para o Sistema de Saúde Estadual por meio da Atenção Primária em Saúde. “Esse é o primeiro passo para que, em uma visão de futuro, o Ceará tenha algo que nenhum estado brasileiro tem: uma ordenação em nível de excelência a partir da Atenção Primária”, afirma.

No dia 12, os profissionais começam suas atividades em serviço, já sob orientação e acompanhamento dos supervisores do curso nas 6 Regionais de Fortaleza (SER I, II, III, IV, V e VI) e suas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS).

O curso

Lançado por meio de edital em junho de 2019, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atenção Primária à Saúde, destina-se exclusivamente a médicos brasileiros ou estrangeiros, com visto permanente no Brasil, registrado junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), que atuem ou pretendam atuar junto a equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Estado do Ceará.

A formação, que integra o Programa Médico da Família Ceará, tem como foco o desenvolvimento de competências que visem o atendimento às necessidades dos indivíduos, suas famílias e da comunidade, a partir de um conceito amplo de saúde, integrando o bem-estar físico, mental e social, por meio de ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação.

Os médicos que compõem a presente turma recebem uma bolsa-formação, durante o período de realização do curso, limitado a 12 (doze) meses, custeado na forma previsto em convênio celebrado com município responsável por sua manutenção no programa.

O programa

O Programa Médico da Família Ceará, lançado a partir da Lei Nº16.702 de 20 de dezembro de 2018 e instituído por meio de decreto assinado pelo governador Camilo Santana em março, é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da SESA, e tem a intenção de qualificar e estimular a atuação dos médicos em serviço para atuação junto as equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Primária à Saúde, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa visa ampliar as vagas de qualificação para os profissionais em formação, além de oferecer excelência no atendimento à população cearense na Atenção Básica na Rede de Saúde do estado. Com isso, o Ceará se torna, de forma inovadora, o primeiro estado brasileiro a promover um programa que alia a formação do profissional médico à demanda crescente da população, visando alcançar 100% do número de equipes de saúde da família com profissionais médicos.

Entre seus principais objetivos, destacam-se: a contribuição para o fortalecimento da Política Estadual de Promoção da Saúde no estado; o aumento da resolubilidade da Atenção Primária com objetivo de melhorar a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos de agravos à saúde; o fortalecimento da política de educação permanente com a integração ensino-serviço-comunidade.

Semana de Introdução ao Curso em Atenção Primária à Saúde (APS)

Data: 05 a 09 de agosto

Horário: 08 horas

Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Martins Rodrigues – Auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes