Atualização em VISA conclui primeiro módulo

2 de agosto de 2019 - 09:44 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) concluiu o primeiro módulo do Curso de Atualização em Vigilância Sanitária. O momento presencial aconteceu no período de 29 de julho a 01 de agosto, na sede da ESP/CE.

A atividade está sendo coordenada pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) da ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVIS).

Do curso participam 37 profissionais de 21 municípios das regionais de saúde de Limoeiro do Norte, Sobral, Canindé e Fortaleza. No primeiro módulo, intitulado de “Gestão do risco sanitário na área de produtos relacionados à saúde”, os alunos fizeram visita técnica em estabelecimentos de saneantes, cosméticos, medicamentos e alimentos que subsidiarão o desenvolvimento das inspeções sanitárias no âmbito local. O segundo módulo presencial será realizado no período de 2 a 6 de setembro.

Qualificação

O Curso de Atualização em VISA tem como objetivo instrumentalizar os serviços de Vigilância Sanitária, por intermédio da atualização dos seus profissionais, de modo a melhor qualificá-los para a gestão e execução de ações próprias, contribuindo para o fortalecimento deste campo da saúde pública e, consequentemente, para a melhoria da qualidade em saúde da população cearense.

Segundo a coordenadora do curso, Rosimary da Silva Barbosa, no contexto da Vigilância Sanitária é necessária que haja fundamentação teórica para o embasamento das atividades que estão historicamente associadas ao processo de regulação, monitoramento e fiscalização de produtos e serviços, com a finalidade de prevenir e reduzir os riscos à saúde individual e coletiva.

A Vigilância Sanitária é uma das mais antigas práticas de saúde pública do mundo moderno e considerada como um grande desafio para os gestores de saúde. No cenário nacional, estão acontecendo mudanças regulatórias, enquanto, a nível municipal, há uma constante rotatividade de profissionais na área de VISA. Por conta disso, Rosimary Barbosa disse que é importante e urgente a atualização dos técnicos sobre as ações e atividades no âmbito do trabalho territorial para que desempenhem funções com conhecimento e exatidão.