Atualização em Vigilância finaliza encontros presenciais

1 de agosto de 2019 - 09:35 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig), realiza, no período de 5 a 8 de agosto, o último encontro presencial do Curso de Atualização em Vigilância e Controle das Endemias e Zoonoses. A formação conta com a parceria da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará.

Neste último encontro, o curso promoverá um seminário de finalização com a apresentação do plano de ação dos discentes relacionando aos agravos trabalhados durante a formação. O curso teve dois encontros presenciais (junho e julho), além dos módulos trabalhados pela ESP-Virtual.

A iniciativa foi pensada a partir da necessidade de se ampliar os conhecimentos, habilidades, e atitudes dos profissionais que atuam nas ações de controle das arboviroses, leishmaniose, leptospirose, raiva, peste, doença de chagas e esquistossomose. Através do treinamento, o Cevig deseja proporcionar o controle vetorial, desenvolvendo práticas de saúde transformadoras, reflexivas, propositivas e articuladas com a sociedade, para o enfrentamento do cenário dessas doenças no Ceará.

O curso está acontecendo, desde junho passado, na 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Tianguá. De 5 a 8 de agosto, no último módulo haverá a apresentação dos trabalhos (plano de ação) de finalização do curso. Nesta turma, o Cevig está capacitando 28 profissionais da Serra de Ibiapaba, Sobral e região de Crateús. Terceira capacitação de 2019 realizada pelo Cevig, o curso teve carga horária de 120 horas-aula distribuídas entre módulos teóricos e práticos.