Especialização em Saúde Pública realiza aula inaugural nesta quarta, 31

29 de julho de 2019 - 13:41 # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues realizará nesta quarta-feira, 31, a abertura do Curso de Especialização em Saúde Pública. Na ocasião, ocorrerá uma aula magna ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcelo Viana com o tema: “A interprofissionalidade em saúde frente à nova formação do sanitarista”.

A exposição será aberta ao público e terá início a partir das 08 horas no Auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes. O encontro destina-se à comunidade acadêmica em geral, profissionais e gestores da saúde. Serão emitidas declarações aos participantes.

Marcelo Viana é Doutor em Ciências da Saúde pela UFRN. Possui especialização em Educação Profissional na Área de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente desenvolve trabalho como docente nos Programas de Pós-Graduação da UFRN e coordena a Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS).

É membro de Educação Interprofissional em Saúde das Américas (REIP) e pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde, Trabalho Interprofissional em Saúde, Prática Colaborativa. Estuda e pesquisa sobre Educação Interprofissional em Saúde, trabalho interprofissional em saúde, trabalho em saúde, formação profissional em saúde saúde e políticas de reorientação do trabalho e da formação em saúde.

O curso

O Curso de Especialização em Saúde Pública é ofertado pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (CEVIG) em parceria com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) e prevê a formação de 70 novos profissionais a serem especializados na área. Seu currículo está organizado em Módulos/Unidades Didáticas de Aprendizagem, estruturados por competências e desenvolvidos por meio de metodologias ativas e participativas, com previsão de 12 (doze) encontros presenciais e obrigatórios (um encontro por mês) de 3 (três) dias consecutivos e de atividades de ensino aprendizagem no ambiente de trabalho (EAAT).

A formação possui carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas presenciais/ensino aprendizagem no ambiente de trabalho (EAAT) e mais 100 (cem) horas destinadas à elaboração do Projeto de Intervenção (PI), perfazendo carga horária total de 460 (quatrocentos e sessenta) horas.

Realizado esse primeiro momento, a previsão é que os encontros presenciais ocorram no período de 12 (doze) meses consecutivos e, após a realização do último encontro presencial, o discente deverá apresentar o Projeto de Intervenção (PI) para conclusão do curso.

 

Serviço
Aula Magna do Curso de Especialização em saúde Pública
Data: 31 de julho
Horário: 08 horas
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Auditório Maria José dos Santos Ferreira Gomes)
Endereço: Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles – Fortaleza, Ceará.