ESP/CE promove Curso de Estatística Aplicada

29 de julho de 2019 - 09:11 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio de Centro de Educação Permanente de Atenção à Saúde, promoverá, na primeira quinzena de agosto, o Curso de Estatística Aplicada.

A iniciativa objetiva capacitar os profissionais de saúde para realizar análises estatísticas em pesquisas e avaliação de indicadores em saúde, a fim de promover a formação e educação permanente, através do fomento à pesquisa científica e a busca de inovação e produção tecnológica, visando as necessidades sociais do Sistema Único de Saúde (SUS) e integrando ensino, serviço e comunidade.

Estão sendo ofertadas 40 vagas, cuja inscrição deve ser feita através do preenchimento de uma ficha a ser enviada para o e-mail: cursos.ceats@gmail.com. As atividades do curso acontecerão nos dias 5,6, 7, 12 e 13 de agosto, pela manhã (de 8 às 12 horas) e à tarde (de 13 às 17 horas). Mais informações pelo fone 3101-1405. Faça download da ficha de inscrição aqui.

A estatística aplicada pode dividir-se em dois ramos: a estatística descritiva (diz respeito aos métodos de recolha, descrição, visualização e ao resumo dos dados, os quais podem ser apresentados sob a forma numérica ou gráfica) e a inferência estatística (a criação dos modelos e prenúncios relacionados com os fenômenos estudados, tendo em conta o aspecto aleatório e a incerteza das observações).

A estatística pode ser aplicada em todas as áreas do conhecimento humano e, em algumas áreas, recebe um nome diferenciado. A utilização do método estatístico é de extrema importância, já que estabelece o ligamento dos resultados alcançados aos propostos problemas.