Pós-graduação em Atenção Primária à Saúde: inscrições para docentes vão até o dia 28/07

26 de julho de 2019 - 09:11 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues prossegue até o dia 28 deste mês com as inscrições para o Edital 06/2019, referente ao processo seletivo para o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Formação Docente para a Atenção Primária à Saúde do Programa Médico da Família Ceará. Estão sendo ofertadas 56 vagas para docentes.

Regulamentado pelo Governo do Ceará, em decreto assinado em março deste ano, o Programa Médico da Família Ceará visa estimular a qualificação e valorização de profissionais da saúde no âmbito da atenção primária à saúde por meio de Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Atenção Primária à Saúde (APS), a ser ministrado pela ESP/CE.

O Programa Médico da Família Ceará tem por objetivo principal a capacitação de médicos em serviço para atuação junto a equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Primária à Saúde, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A contribuição para o fortalecimento da Política Estadual de Promoção da Saúde também é uma das principais metas da iniciativa.

Curso

A formação terá duração máxima de 12 meses, equivalente a 960 horas, distribuídas em 20 horas/semanais de atividades práticas de treinamento em serviço e didáticas presenciais e/ou a distância. O curso está estruturado em base integrada de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

Os módulos do curso serão voltados para o desenvolvimento das seguintes competências docentes na área da Atenção Primária de Saúde: Aplicação das principais teorias da aprendizagem do adulto, integrando os seus saberes na prática docente, conforme as necessidades e os estilos de aprendizagem do discente; Capacidade para elaboração de currículo baseado em competências, incluindo módulos e unidades de aprendizagem; Utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning – PBL), treinamentos de habilidades e em abordagens educacionais em ambientes clínicos e comunitários;

Outras competências são: Avaliação do processo de ensino-aprendizagem por competências; Avaliação de programa educacional, considerando as necessidades contínuas de inovação e renovação curricular; Reconhecimento dos traços de sua identidade profissional e pessoal, e orientar seu processo de desenvolvimento e dos estudantes de acordo com as necessidades identificadas; Realização de ações de liderança, profissionalismo e trabalho em equipe, atuando como mediador das relações nos ambientes educacionais; Desenvolvimento de pesquisa, educação permanente e extensão na área da atenção primária à saúde.

Público alvo

O curso será oferecido, exclusivamente, a médicos brasileiros ou estrangeiros, com visto permanente no Brasil, com registro definitivo junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), que atuem ou pretendam atuar junto a equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Ceará. O médico, profissional em formação, aprovado em processo seletivo, receberá bolsa-formação, durante o período de realização do curso.

O curso terá como foco o desenvolvimento de competências que visem o atendimento às necessidades dos indivíduos, suas famílias e da comunidade, a partir de um conceito amplo de saúde, integrando o bem-estar físico, mental e social, por meio de ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação. A capacitação está organizada em três eixos: Clínica da Atenção Primária à Saúde; Gestão da Atenção Primária à Saúde; e Liderança e Profissionalismo na Atenção Primária à Saúde.

Além do aprimoramento das ações de promoção da saúde nas práticas de atenção primária em todos municípios cearenses, formalizando parcerias e ações intermunicipais, o Programa Médico da Família Ceará busca fortalecer a política de educação permanente com a integração ensino, serviço e comunidade, por meio da atuação da ESP/CE. Acesse aqui o Edital 06/2019.