ESP/CE celebra 26 anos da sua fundação

18 de julho de 2019 - 09:15 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), comemora os seus 26 anos de fundação com um balanço positivo em conquistas alcançadas na capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde, bem como, nas ações de pesquisa e extensão. Para celebrar a data, a ESP/CE organizou uma semana especial de atividades, entre os dias 22 e 24 de julho, que contemplarão palestras, ações de promoção da saúde, serviços para a comunidade e lançamento do observatório e do último número da revista científica Cadernos ESP.

Instituição de ensino superior reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará, a ESP/CE foi criada em 22 de julho de 1993 sob a forma de uma autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A Escola nasceu do sonho de operacionalizar a política de educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará.

Desde o começo, a ESP/CE teve o desafio de compor e acompanhar uma complexa rede de formação, em parceria com universidades, escolas e cursos profissionalizantes, e hoje, 26 anos depois, essa atuação se amplia e se solidifica em vários municípios do Ceará. Ao longo de sua trajetória, já capacitou mais de 100 mil profissionais e gestores na Saúde Pública, o que gerou benefícios, diretos e indiretos, para milhões de cearenses.

A excelência como marca

Nesses 26 anos, a ESP/CE percorreu uma trajetória de árdua construção do conhecimento com vista à constituição do estado de excelência em ensino, pesquisa e extensão. Em mais de duas décadas, construiu mecanismos para um novo espaço na educação, na gestão e na atenção à saúde e ainda na vigilância e educação profissional dos trabalhadores do SUS. Enfrentou momentos de desafios, obstáculos e adversidades. Avançou e abraçou novos desafios, desenvolveu e lutou pelo seu processo contínuo de desenvolvimento sustentável, embasado nos valores da transparência, confiança, responsabilidade e compromisso individual, inovação e dedicação de seus colaboradores, sempre com foco no profissional das instituições de saúde e no cidadão. Enfim, tem cumprido com sua missão de habilitar trabalhadores para as crescentes demandas do SUS, de promover a educação em saúde, por meio das ações de extensão, e de fomentar o conhecimento por meio da investigação científica.

Em 26 anos, a ESP já capacitou 127.127 profissionais: 86.925 nos cursos livres, 7.377 na pós-graduação e 32.825 nos cursos profissionalizantes. De 1993 até este ano, 810 cursos foram realizados pela ESP/CE, sendo 676 livres, 112 pós-graduação e 22 profissionalizantes.

Por meio de cursos da ESP, profissionais de saúde do Ceará são formados pelo Centro de Residências em Saúde (Ceres) em residências médicas e multiprofissionais, bem como em especializações nas áreas de Gestão, Atenção e Vigilância em Saúde. Também são ofertados cursos de nível técnico, como Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Radiologia e Técnico de Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Hemoterapia, entre outros.

Programa Médico da Família Ceará

Neste primeiro semestre, uma iniciativa de destaque da ESP/CE é o Curso de Pós-Graduação “Latu Sensu em Atenção Primária à Saúde”, inserido no Programa Médico da Família Ceará, lançado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde. A iniciativa visa estimular a qualificação e valorização de profissionais da saúde no âmbito da atenção primária à saúde através do curso a ser operacionalizado pela ESP/CE.

O Programa Médico da Família Ceará tem por objetivo a capacitação de médicos em serviço para atuação junto a equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Primária à Saúde, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). A contribuição para o fortalecimento da Política Estadual de Promoção da Saúde também é um dos objetivos da iniciativa.

A formação terá duração máxima de um ano, além de carga horária que contemplará 1.920 horas distribuídas entre atividades práticas de treinamento em serviço, atividades didáticas presenciais e/ou a distância, que inclui a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC.

O curso é destinado exclusivamente a médicos brasileiros ou estrangeiros, com visto permanente no Brasil, com registro definitivo junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), que atuem ou pretendam atuar junto a equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Primária à Saúde no Ceará. No momento, está em andamento o processo de seleção dos 140 médicos que farão parte da capacitação.

Programação do evento

A comemoração dos 26 anos será iniciada no dia 22, às 8h30, com o hasteamento da Bandeira do Brasil ao som da Camerata da Unifor. Na sequência, haverá uma cerimônia no auditório principal, a ser aberta com exibição do vídeo dos 26 anos da Escola com registro de ações da instituição e depoimentos de ex-superintendentes, colaboradores, supervisores e discentes. Às 9h45m, está prevista a apresentação da Camerata da Unifor.

A partir das 10 horas, as doações da Gincana da Solidariedade, obtidas por ocasião da festa junina da ESP/CE, serão entregues ao superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, a serem repassadas às entidades filantrópicas de Fortaleza. Em seguida, haverá dois lançamentos: revista científica Cadernos ESP 2019.1 e do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará.

O Observatório de Educação Permanente em Saúde (ObservaEPS) é o primeiro do estado. Criado pelo Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará, com a cooperação técnica da Secretaria da Saúde do Estado, o ObservaEPS tem por objetivo sistematizar pesquisas na área da educação em saúde, além de contribuir com o diagnóstico das necessidades de educação permanente em toda a rede de saúde do Ceará. A partir da gestão do conhecimento será possível programar ações mais assertivas nos serviços de saúde e contribuir com o processo de trabalho e de tomada de decisão dos gestores, por meio de indicadores e metas mensuráveis e alcançáveis. Busca-se ainda, fortalecer a pesquisa em saúde e disseminar o conhecimento em toda a rede SUS do Estado do Ceará.

No dia 23, a partir das 9 horas, na Praça da ESP/CE, os colaboradores serão acolhidos com prática corporal de yoga, massoterapia, reiki e auriculoterapia e prestação de serviços: medição de pressão arterial, verificação de glicemia, emissão de documentos (RG e CPF), orientação jurídica da Comissão de Direitos da pessoa idosa da OAB/CE.

No dia 24, terá uma mesa redonda sobre “Perspectivas e impasses da educação na saúde no Ceará”, com a participação dos seguintes debatedores: Salustiano Pessoa, superintendente da ESP/CE; Anamaria Cavalcanti e Silva, da Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisas e Programas Especiais da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza; Marcelo Alcântara, da Coordenadoria de Gestão de Trabalho e da Educação em Saúde da Secretaria da Saúde do Estado; Heraldo Simões, vice-coordenador do Programa Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Para participar da mesa redonda é necessário realizar inscrição no link: https://servicos.esp.ce.gov.br/eventos/2019/eve092019ceesa/

Acesse aqui a programação completa do evento.