ESP/CE atualiza política editorial da Cadernos ESP

12 de julho de 2019 - 16:28 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Investigação Científica (Cenic), tem realizado a atualização da política editorial da Cadernos ESP. Com isso, o centro espera aprimorar e estimular ainda mais as publicações e as produções científicas realizadas no âmbito da saúde do Ceará.

De acordo com as novas diretrizes estipuladas aos autores, os artigos devem destinar-se exclusivamente à Cadernos ESP, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. Todos os trabalhos avaliados pelo corpo editorial da publicação são organizados com base no sistema de revisão pelos pares. O anonimato e a confidencialidade são garantidos durante todo o processo de avaliação.

O supervisor do Cenic e editor científico da Cadernos ESP, Jadson Franco, ressaltou a importância da redefinição dessas políticas para a publicação e seus autores. “Essas novas diretrizes visam o respeito ao autor, às questões éticas da pesquisa científica, garantindo transparência nos processos de submissão e publicação de artigos”, reforça.

Por estar ligado à área da saúde, a revista adere aos padrões nacionais e internacionais para publicações de pesquisas em consonância com os preceitos éticos.

A revista

Lançada em 2005, a Cadernos ESP é um importante instrumento de difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar no campo da Saúde Coletiva. Tem por finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde pública e suas interfaces.

A revista conta hoje com sete áreas de avaliação da CAPES, que são: Biotecnologia, Medicina II, Interdisciplinar, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva e Serviço Social.

Na intenção de tornar público os resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços de saúde, este periódico aceita para publicação artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções. Os artigos devem ser enviados em formato eletrônico, por meio do Sistema de Editoração Eletrônico de Revistas – SEER

Convite a pareceristas

Considerando a relevância desta publicação, a ESP/CE realiza também tem realizado uma chamada pública de doutores para composição de revisores ad hoc da Cadernos ESP. A avaliação dos(as) Parecerista(as) é essencial para verificar de forma substancial e precisa a originalidade e excelência do conteúdo apresentado.

Os interessados em realizar cadastro como parecerista ad hoc de manuscritos submetidos à Cadernos ESP poderão fazê-lo por meio do preenchimento do formulário disponível na página da Caderno ESP.

Acesse a página da Cadernos ESP