ESP/CE promove curso de atualização em Vigilância Sanitária

5 de julho de 2019 - 09:38 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio do Centro de Educação Permanente em Vigilância Sanitária (Cevig), promoverá o Curso de Atualização em Vigilância Sanitária. A iniciativa acontecerá em dois momentos presenciais, nos períodos de 29 de julho a 02 de agosto e de 02 a 06 de setembro, na sede da ESP/CE. O curso conta com a parceria da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará.

O curso é destinado aos profissionais de Vigilância Sanitária, que já participaram, anteriormente, do Curso Básico de Vigilância Sanitária. As inscrições encerram-se no dia 25 de julho e os interessados em participar da formação poderão fazê-lo entrando em contato com Cevig pelo e-mail: rosimary.barbosa@esp.ce.gov.br ou pelo telefone: (85) 3101.1400. Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas e as aulas ocorrerão na sede da ESP/CE, em Fortaleza.

O objetivo do curso é instrumentalizar os serviços de Vigilância Sanitária, por meio da atualização dos seus profissionais, para melhor qualificá-los na gestão e execução de ações próprias, contribuindo para o fortalecimento e aperfeiçoamento das práticas das políticas de vigilância e controle da saúde pública no estado do Ceará.

Com carga horária total de 80 horas, cada módulo apresentará temáticas específicas, com atividades teórico-práticas desenvolvidas de forma presencial, onde o conhecimento teórico é direcionado e aplicado na sustentação da prática.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária (VISA) é uma das mais antigas práticas de saúde pública do mundo moderno. É considerada como um grande desafio para os gestores em saúde. No cenário nacional, mudanças regulatórias estão acontecendo e, a nível municipal, há uma constante rotatividade de profissionais de saúde na área da VISA. Diante disso, segundo o Cevig, se faz urgente a atualização dos técnicos sobre ações e atividades no âmbito do trabalho territorial para que desempenhem funções com conhecimento, eficiência e exatidão.

A coordenação do curso ressalta que, no contexto da VISA, é necessário que haja fundamentação teórica para o embasamento das atividades que estão, historicamente, associadas ao processo de regulação, monitoramento e fiscalização de produtos e serviços, com a finalidade de prevenir e reduzir os riscos à saúde individual e coletiva.

Mais informações pelo fone (85) 3101.1400.

ACESSE A LISTA DE MUNICÍPIOS PARTÍCIPES

Curso de Atualização em Vigilância Sanitária
Data: 29 de julho a 02 de agosto / 02 a 06 de setembro.
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles).
Horário: 08 horas às 17 horas