Colóquio debate Obesidade Infantil

13 de junho de 2019 - 15:48 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Extensão em Saúde (CEESA), realizará, no próximo dia 19, o Colóquio: “Prevenção e Combate à Obesidade Infantil”. As atividades iniciarão às 9 horas e os interessados em participar do evento poderão fazer as inscrições no site da ESP/CE.

O envolvimento de pais, governos, escolas e sociedade é fundamental no debate sobre os riscos do excesso de peso traz na vida de toda criança. Oferecer alimentos saudáveis, limitar o consumo de alimentos processados e evitar alimentos ultraprocessados favorecem na construção de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, a orientação é que a criança seja estimulada a brincadeiras, esportes e atividades físicas que contribuam com o equilíbrio do balanço energético.

A obesidade caracteriza-se pelo acúmulo de tecido gorduroso de forma regionalizada ou em todo o corpo. É uma doença crônica de etiologia multifatorial e que, na infância, está associada a fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

De acordo com a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), estima-se que em 2025, 11,3 milhões de crianças no Brasil estarão com excesso de peso. Na América Latina, avalia-se que cerca de 3,8 milhões de crianças menores de cinco anos apresentam excesso de peso.

Diante desse cenário, iniciativas que trabalhem essa temática são fundamentais para promover a prevenção e o combate por meio da conscientização dos prejuízos que a obesidade infantil pode acarretar no desenvolvimento das nossas crianças e na sua qualidade de vida quando adultos.

PROGRAMAÇÃO

09h00min: Acolhimento e credenciamento

09h10min: Abertura do evento

09h15min: Obesidade Infantil: Um alerta para suas causas e consequências.

Dra. Virna da Costa e Silva – Pediatra, Nutróloga, Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará; Coordenadora e preceptora da Residência Médica do Hospital Infantil Albert Sabin e Coordenadora Técnico-Científica do Grupo Longevidade Saudável.

09h35min: Intervenções Inovadoras na Prevenção da Obesidade Infantil

Dra. Ilana Nogueira Bezerra – Nutricionista, Pesquisadora e Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Vice-líder do grupo de pesquisa Métodos e Fatores Associados ao Consumo e Comportamento Alimentar (MEFCA) e coordenadora do Grupo de Estudo em Nutrição e Epidemiologia (GENUTE).

09h55min: Dra. Joyce Oliveira Matos. Psicóloga, Escritora e Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade.

10h15min: Atividade Física na Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil

Dr. Adriano César Carneiro Loureiro – Profissional de Educação Física. Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Pesquisador do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde (CMANS) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) da UECE. Presidente da Comissão de Educação Física e Saúde do Conselho Regional de Educação Física (CREF5). Consultor da área de Esporte e Lazer do projeto Fortaleza 2040.

10h40min: Encerramento

REALIZE SUA INSCRIÇÃO