ESP/CE realiza ato de conscientização contra violência ao idoso

13 de junho de 2019 - 16:35 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Extensão em Saúde (CEESA), firmou, nesta quarta-feira, 12, parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/CE e o Conselho Estadual de Direito da Pessoa Idosa (CEDI/CE) visando a realização de ações, projetos, programas e eventos relacionados à atenção à pessoa idosa.

O primeiro fruto desse trabalho interinstitucional será a Caminhada de Conscientização para o Combate da Violência contra a Pessoa Idosa. A ação ocorrerá neste sábado, 15, Dia Internacional de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. A concentração inicia-se a partir das 7 da manhã em frente ao Boteco Praia, localizado na Avenida Beira Mar, 1680 – Meireles.

Da reunião com o CEESA, participaram Raphael Franco Castelo Branco de Carvalho, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/CE e presidente do Conselho Estadual de Direito da Pessoa Idosa (CEDI/CE) e Patrícia de Abreu Viana – 2ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa OAB/CE e presidente da Associação dos Jovens Advogados do Brasil (AJABRAS), a Profª Doutora Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro e demais profissionais do CEESA.

Estatísticas

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, somente em 2018, o número de denúncias sobre violência contra idosos aumentou 13% em relação a 2017. E das 37.454 notificações registradas pelo Disque 100, 85,6% das agressões foram cometidas nas residências das vítimas.

Desse número, 59,9% praticadas pelos filhos e 7,8% pelos netos dessa população. Nesse cenário, ações governamentais como o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável e a Campanha Junho Lilás são de extrema importância para a proteção, o acolhimento e o resgate da autoestima desses idosos.