ESP/CE inicia Seminário de Qualificação de TCR

3 de junho de 2019 - 15:54 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), por meio da Programa de Pós-Graduação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde / Residência Integrada em Saúde (RIS-ESP/CE) iniciou nesta segunda-feira, 3, o Seminário de Qualificação dos Trabalhos de Conclusão de Residência da Turma V (2018-2020) dos componentes comunitário e hospitalar. As apresentações seguem até a próxima sexta-feira, 7.

As atividades ocorrerão no Pátio Central da ESP/CE e contará com a exposição dos 316 trabalhos científicos desenvolvidos pelos profissionais residentes nos municípios e hospitais vinculados à instituição. De acordo com a equipe pedagógica da RIS-ESP/CE, essa é uma agenda importante porque traz uma devolutiva em relação aos estudos desenvolvidos pela presente turma além de reforçar o compromisso do programa e da ESP/CE no fomento à pesquisa científica em nosso Estado.

A Turma V iniciou seus trabalhos ainda em março de 2018 dentro de um contexto de desafios e reconstruções, éticas e políticas, do Sistema Único de Saúde no Ceará e no Brasil. Desde 2013, a RIS-ESP/CE tem-se mostrado uma importante estratégia de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da formação dos trabalhadores da Saúde no Ceará.

Com mais de 1.00 profissionais formados, a RIS-ESP/CE constitui iniciativa de ensino na modalidade pós-graduação Lato Sensu (especialização), destinado às profissões da saúde, para graduados em Instituição Ensino Superior e situação regular nos Conselhos Profissionais de classe. Seu compromisso, portanto, está alinhado com a universalidade, a integralidade e a equidade, princípios doutrinários do nosso sistema de saúde nacional.

Caracteriza-se por ensino-aprendizagem em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, incluindo-se plantão e duração mínima de dois anos, com o acompanhamento de docentes-preceptores.