Fórum debate o tabagismo e os riscos à saúde

28 de maio de 2019 - 15:26 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) realizam nesta sexta-feira, 31, o 8º Fórum Temático “Tabagismo e os Riscos à Saúde”.

O evento tem como principal objetivo realizar um diálogo entre entidades públicas e privadas sobre a temática, de forma a articular e elaborar uma Carta Compromisso para Tomada de Decisão quanto a prevenção e controle do Tabagismo em públicos especiais, no município de Fortaleza.

A estimativa é de que cerca de 250 pessoas, entre profissionais da saúde, gestores e comunidade acadêmica participem das atividades. O fórum será composto por uma oficina de três momentos, sendo um deles marcado por Conferência sobre o Panorama do Tabagismo, seguido da divisão dos participantes em três diferentes eixos temáticos e finalizado com a elaboração e apresentação de uma Carta Compromisso para Tomada de Decisão visando a prevenção e controle do tabagismo em Fortaleza.

Na capital cearense, umas das maiores referências no apoio às pessoas que desejam deixar o cigarro são o Hospital Dr. Carlos Alberto Studart (Hospital de Messejana) e o Centro de Saúde Escola Meireles. Em ambas as unidades pertencentes à rede de saúde do Estado, os fumantes realizam avaliações clínicas, participam de abordagem mínima ou intensiva individual ou em grupo, além de disporem de acesso gratuito à terapia medicamentosa, quando necessária.

As equipes que acompanham esses pacientes são formados por profissionais especializados compostos por médicos, enfermeiros e assistentes sociais. De acordo com a SESA, o sucesso terapêutico dos tratamentos nessas unidades é bastante elevado onde a taxa de abstinência tabágica chega a 48% em, pelo menos, um ano.

Histórico

Lançada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha do Dia Mundial sem Tabaco tem como tema em 2019 “Tabaco e Saúde Pulmonar”. A iniciativa é uma oportunidade para estimular a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição à fumaça derivada de seus produtos.

De acordo com a OMS, o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis até 2030, passa pelo controle do tabaco e seus derivados. Essas ações devem ser, portanto, uma das prioridades dos governos e comunidades a nível global.

 

Serviço:
8º Fórum Temático “Tabagismo e os Riscos à Saúde”
Data: 31 de maio
Horário: 8h às 12h
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (Avenida Antônio Justa, 3161 – Meireles).