ESP/CE reflete ações preventivas em meio a Maio Amarelo

20 de maio de 2019 - 15:37 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Estima-se que, somente no Ceará, os custos com acidentes de trânsito superam a cifra de 3,1 bilhões anuais. Para além dos dados econômicos, ainda há outro indicativo relacionado à média de óbitos por ano, que chegam a 2,2 mil pessoas anualmente no estado. Refletindo sobre esses preocupantes registros, é que a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues tem se realizado ao longo desse mês de maio, a campanha “Maio Amarelo”.

Uma das ações que compuseram a agenda de atividades foi o Seminário: Maio Amarelo – Prevenção aos Acidentes de Trânsito”. O evento foi realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará – Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Centro de Extensão em Saúde (Ceesa) e reuniu na última terça-feira, 14, membros da sociedade civil, profissionais da saúde, e gestores de diferentes instituições em torno desse relevante debate.

Para Ângela Cardoso, Servidora Assistente de Trânsito e Transporte no DETRAN/CE, parte da resolução dos problemas envolvendo a quantidade de vítimas no trânsito e os custos para os cofres públicos passa pela educação dos condutores e pedestres. “Cada um de nós tem uma responsabilidade muito grande de fazer com que os acidentes não aconteçam. Na verdade, cada um de nós somos muito responsáveis por essa direção defensiva”, ressalta.

E por pensar a importância de se trabalhar ações de prevenção e dicas de saúde, foi que a ESP/CE lançou o Aplicativo “Urgência e Emergência”. Disponíveis para dispositivos móveis, o app é uma ferramenta online que dispõe de orientações em casos de urgência e Emergência. Suas funcionalidades abrangem dicas de primeiros socorros, campanhas de saúde, acidentes de trânsitos, além de funcionalidade como audiodescrição e chamada direta para o 192 entre outros serviços.

Além de Ângela Cardoso, participaram do seminário o Dr. Em Oncologia e Coordenador Plantonista do SAMU Ceará, Rogério Pinto Giesta e o Programador de Sistemas da ESP/CE, Victor Pacheco, que fez uma apresentação do app elencando suas principais funcionalidades.

OUÇA

O Coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU- Ceará), Rogério Giesta, comenta a importância da prevenção no atual cenário envolvendo os acidentes de trânsito no Brasil.

Victor Magalhães, Programador de Sistemas da ESP/CE fala sobre algumas das principais funcionalidades do Aplicativo Urgência e Emergência da ESP/CE.