ESP/CE realiza encontro do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde

20 de maio de 2019 - 14:29 # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará, por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), realizou nesta sexta-feira, 17, Encontro de Apresentação do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (CTACS). O evento reuniu gestores da formação e facilitadores que acompanharão os Agentes Comunitários de Saúde nos municípios de Itapiúna e Capistrano.

Durante a manhã, os trabalhos foram iniciados com apresentações do Diretor da Educação profissional em Saúde da ESP/CE, Caio Cavalcanti, a Coordenadora do CTACS, Janaína Norões, e por Raquel Neponuceno, dentista da Estratégia Saúde da Família de Fortaleza. No período da tarde, a Professora Dra. Maria da Conceição Nogueira (Portugal) fez exposição sobre a estrutura, os desafios e experiências compartilhadas do Sistema Nacional de Saúde de Portugal.

Apesar dos avanços que o sistema português alcançou nos últimos anos, sobretudo relacionados à saúde materno-infantil, a pesquisadora ressaltou a necessidade que o país tem de pensar estratégias ligadas à demanda de uma população que caminha para o envelhecimento.“Várias competências profissionais indispensáveis em cuidados de saúde primários como saúde oral, psicologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, entre outras, continuam escassas”, relata.

“Nosso principal objetivo é o de capacitar os facilitadores de acordo com as metodologias que utilizamos no curso”, explica Caio, que destaca a multiprofissionalidade da equipe. “Essas pessoas vêm de diferentes categorias profissionais. E agora estamos convidando dentistas, bem como outros profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Formação

Para garantir o acesso de todos os ACS, independente de sua escolarização, o CTACS foi planejado a partir de itinerários formativos que possibilitam a progressão desses agentes à escolarização e à qualificação. O curso busca preparar os profissionais para atuar junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de cuidado à saúde dos indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividades.

A proposta da iniciativa compreende três Etapas Formativas, executadas via financiamento do Ministério da Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Fortaleza; Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e do Programa Ceará Pacífico, do Governo do Ceará.

A formação encontra-se, atualmente, na sua Etapa Formativa 2, cujo objetivo é desenvolver competências relacionadas à promoção da saúde, prevenção de doenças, dirigidos a indivíduos, grupos específicos e enfermidade prevalentes. O curso busca, nesse momento, rever e recriar novas formas de articular redes de apoio nos territórios, envolvendo as condições de saúde e adoecimentos que se colocam como um maior desafio às equipes de Saúde da Família e da população.

OUÇA

O Diretor da Educação Profissional em Saúde, Caio Cavalcanti, fala sobre a participação dos facilitadores na estrutura do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde.