ESP/CE lança programa “Arte, Cultura e Saúde”

16 de maio de 2019 - 16:27 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, por meio do Centro de Extensão em Saúde, lançará, no próximo dia 30, a partir das 14 horas, em sua sede, o programa “Arte, Cultura e Saúde”. O novo projeto será divulgado numa tarde com apresentações de dança, música e expressão corporal.

Segundo o Centro de Extensão em Saúde (CEESA), o programa tem como objetivo desenvolver ambientes e espaços para promover a saúde, através do diálogo com a arte e a cultura, que se manifestam em diferentes formatos como a música, a dança, as artes cênicas e visuais, a literatura e são instrumentos que favorecem uma vida saudável. De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde, “a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Para desenvolver esse programa, a ESP/CE firmou parceria com universidades e outras instituições que trabalhem com linguagens culturais. A programação será mensal e será realizada na última quinta-feira de cada mês. Nos dias da realização do evento, a ESP/CE solicita doações de alimento não perecível para ajudar as instituições parceiras.

O programa estreia, no dia 30, a partir das 14 horas, com o lançamento do livro “Da lama nasce o lótus”, da escritora Maria Camila Moura. Em seguida, às 15 horas, ocorrerá a apresentação “Ciclo de Vida”, com o lançamento oficial do projeto “Arte, Cultura e Saúde”, e uma apresentação do coral das crianças da Associação Beija Flor. Criada em 2001, a Associação trata, gratuitamente, de crianças, jovens e adultos que nascem com lábio leporino (fissura labiopalatina), oferecendo tratamento multidisciplinar (com fonoaudiólogos, ortodontistas, cirurgião plástico e buco maxilo facial, além de otorrinolaringologista, psicólogo, nutricionista, etc). A entidade, sem fins lucrativos, é a única em todo o Ceará envolvida nesta causa e recebe demandas inclusive de outros Estados.

Na sequência, terá a exibição de dança com adolescentes do “Lapidando Diamantes”, que é um projeto que trata da inclusão social e empoderamento feminino das crianças em situação de vulnerabilidade nas comunidades carentes de Fortaleza, através da ginástica rítmica. Às 16 horas, será apresentado o espetáculo de expressão corporal “A rua é noiz” pelo Instituto Katiana Pena. É um espaço de referência na formação cidadã e artística por meio da dança, visando o desenvolvimento sócio-cultural das comunidades do Grande Bom Jardim.

Logo depois, às 16h20m, haverá uma exibição de Dança do Ventre pelo grupo Pai. Voltado para os aposentados, o PAI é um programa de ação integrada que contribui para a melhoria da qualidade de vida do servidor público aposentado, com foco na sua socialização e cidadania, desenvolvendo ações orientadas pelos pressupostos do envelhecimento ativo.

Paralela a essas atividades, o evento contará com outras ações como: exposição de artesanatos feitos pelos colaboradores da ESP/CE, espaço “Cantinho da leitura”, e oferta de atividades envolvendo terapias holísticas desenvolvidos pela Comunidade do Afago. Todos os serviços deste grupo, em específico, serão realizados por meio de troca de alimentos não perecíveis.