Especialização em Preceptoria no SUS realiza primeiro encontro na ESP/CE

15 de maio de 2019 - 15:09 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), recebeu nesta quarta-feira, 15, aula inaugural do Curso de Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS).

A iniciativa é uma realização do Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para a formação de novos profissionais que atuam como preceptores dos programas de Residência Médica e Multiprofissional. Até dezembro de 2020, a expectativa é que Fortaleza, Iguatu e Sobral formem 60 novos especialistas.

O projeto visa, portanto, a capacitação desses preceptores dos programas de residência, orientando-se para o apoio à implementação de políticas de saúde, articulação da relação ensino-trabalho, além do fortalecimento das instâncias de gestão regionais e das redes de atenção e educação comprometidas com a transformação de diferentes realidades.

Constitui-se por 12 encontros mensais, além de encontros para o acompanhamento da implementação de um projeto de intervenção específico realizado durante a formação. Para Adriene Pereira, docente do Hospital Sírio Libânes, o curso traz um positivo impacto tanto no serviço quanto na formação particular desses tutores. “Em uma relação de aprofundamento, inclusive, na área em que eles decidem atuar”, ressalta.

Esse direcionamento que alia o aspecto humanístico e prático da formação também foi pontuado pela diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa que destacou a “vocação natural do estado do Ceará na formação voltada para a área de preceptoria”.

Aperfeiçoamento em gestão

Além do PSUS, a ESP/CE e a Rede de Saúde do Estado participam de um outro programa, também mantido pelo Sírio Libanês e MS. Trata-se do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência no SUS (GPRS).

A iniciativa é orientada para a capacitação de gestores de programas de residências nas diversas instâncias, além de pessoas envolvidas nos processos de gestão. Essa formação ocorre em São Paulo no mesmo período do PSUS iniciando-se nesse mês até dezembro de 2010.

DGPSUS

Ambos os projetos, PSUS e GPRS, fazem parte do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS – DGPSUS. O programa visa apoiar e qualificar a gestão de programas de residências e outras iniciativas educacionais e a preceptoria no SUS, incluindo-se a graduação e as residências em saúde (médica, multiprofissional e uniprofissional).

Seu público-alvo orienta-se para profissionais inseridos no processo de expansão e qualificação dos programas de residência e na preceptoria e de graduandos no SUS. O foco do projeto, portanto, visa a mudança das realidades de formação no SUS por meio de intervenções organizadas, construídas, implementadas, monitoradas e avaliadas ao longo do projeto.

OUÇA

A docente do Hospital Sírio Libanês, Adriene Pereira, fala sobre o perfil do Curso de Especialização em Preceptoria no SUS e a relevância da formação para a mudança do perfil e da qualificação profissional na área da saúde.

A diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Olívia Bessa, comenta sobre o alinhamento do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS aos programas de formação já desenvolvidos pela autarquia estadual.