ESP/CE promove campanha de saúde materna

3 de maio de 2019 - 10:12 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A saúde da mulher é uma das metas inseridas no contexto institucional da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Neste mês, a ESP/CE realiza uma campanha de promoção da saúde, ressaltando as ações de cuidado e de atenção à saúde da mulher. No mundo, as principais causas de mortes maternas, por ordem decrescente, são a hemorragia, a hipertensão, a infecção e as complicações relacionadas ao aborto. No Brasil e, especificamente no Ceará, as duas principais causas de morte materna são a hipertensão e a hemorragia, seguidas pela infecção puerperal e as complicações relacionadas ao aborto.

O pré-natal é uma importante etapa da gravidez. O pré-natal é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. Durante toda a gravidez são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança.

Durante o pré-natal, as gestantes também recebem orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas. É importante que se faça o monitoramento do peso da mãe, para que ela não ganhe peso além do necessário, o que pode trazer alguns problemas. No pré-natal é importante que a gestante faça a reposição de vitaminas, sendo o ácido fólico recomendado nas primeiras semanas de gravidez, pois ele ajuda a prevenir as malformações. O pré-natal é de extrema importância para as futuras mamães, pois é através dele que alterações são detectadas e tratadas a tempo, evitando-se, assim, problemas para a saúde da mãe e do bebê.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada para a realização do pré-natal. A captação precoce da gestante para o pré-natal é realizada pela Atenção Primária à Saúde, que pode ser pelo agente comunitário de saúde, pela equipe de saúde da família ou pela UBS. O ideal é que seja realizada antes do final do terceiro mês de gestação.

Para mulheres que procuram a UBS, com atraso menstrual que não ultrapassa 16 semanas (a condição de pré-natal de início precoce tem como limite a 12ª semana, a capacitação da equipe para captação nesse período deve ser estimulada), a contar da data da última menstruação, a confirmação do diagnóstico da gravidez pode ser feita pelo profissional médico ou enfermeiro da UBS. Será realizado o Teste Imunológico para Gravidez (TIG) (urina) e/ou Gonadotrofina Coriônica Humana, Beta HCG.