Profissional da ESP/CE recebe Comenda “Cosems Ceará 30 Anos”

30 de abril de 2019 - 14:56 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing

Uma vida dedicada à causa da saúde e gestão públicas. Assim, podemos destacar grande parte da carreira de Leni Nobre, Doutora em Saúde Pública homenageada nesta terça-feira, 29, em uma cerimônia prestada pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) a todos os seus 14 presidentes ao longo dos últimos 30 anos.

A Comenda Cosems Ceará 30 Anos recebida por Leni, que atualmente compõe a equipe do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), foi dada em função a todos os seus serviços já prestados pela gestora durante sua carreira tanto no campo da pesquisa quanto na gestão em saúde.

Presidente do conselho no período de março de 2003 a fevereiro de 2005, Leni foi a segunda mulher a assumir a presidência do órgão. Para ela, o exercício da gestão permite o acúmulo de vasto conhecimento sobre a liderança de pessoas, mas não somente isso. “Sobre saber reconhecer o sofrimento das pessoas que realmente necessitam e você treinar e exercitar sua capacidade de ser equânime e atender a quem realmente precisa”, ressalta.

A homenagem ocorreu como parte da programação do 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorre de 29 de abril a 01 de maio no Centro de Eventos do Ceará.

Trajetória

Cearense, Leni Nobre é Cirurgiã-Dentista formada em Odontologia pela UFC em 1977. Especialista em Gestão de Sistemas Locais de Saúde pela ESP-CE, Mestre em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Atuou como Coordenadora de Saúde Bucal do município de Fortaleza e do estado do Ceará. Também dirigiu o Departamento de Saúde e Centro Técnico da Secretaria Saúde do estado do Ceará, além de ter atuado como Coordenadora da 3ª Região de Saúde do Ceará, Secretária da Saúde de Maranguape. É Membro titular do Comitê de Ética da Escola de Saúde Pública do Ceará e Editora da Revista Cadernos-ESP.